Esse trabalho foi realizado por dois alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência (Pibid) – financiado pela Capes, que tem o objetivo de contribuir na formação docente. O trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada em sala de aula, sob a visão de graduandos de Geografia. O momento abordado foi a realização de um júri simulado, na qual, com a ajuda e assistência do professor foi possível incentivar os alunos a participarem de forma ativa da dinâmica. A escola sede foi a Escola Estadual em Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, localizada no município de Pau dos Ferros /RN. O público-alvo foi uma turma da 1ª série do Ensino Médio, no qual, os bolsistas do PIBID estavam trabalhando no momento. A turma apresentava uma dificuldade em fixar o conteúdo e nos bolsistas resolvemos usar a metodologia do júri simulado como iniciativa para contribuir no ensino aprendizagem da turma. Além disso, esse trabalho tem caráter bibliográfico, empírico, qualitativo e participante. Na medida que será levantado fontes referências no embasamento do debate, a observação minuciosa dos pesquisadores, a opinião dos alunos acerca da dinâmica, coletadas a partir da aplicação de um formulário e a experiência dos pesquisadores que são participantes ativos.