Neste relato de experiência retratamos todo o processo de concepção, desenvolvimento e elaboração de uma sequência didática destinada a alunos da 1ª série do Ensino Médio, versando sobre o tema Funções Reais. Toda a sequência didática teve por referencial teórico e metodológico, o uso de Jogos no Ensino de Matemática e os pressupostos de Zabala para elaboração de uma Sequência Didática. Como parte importante da formação docente, a experiência aqui relatada faz parte de uma das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), realizada por discentes do curso de Licenciatura em Matemática, em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Esperamos que práticas como as que relatamos neste artigo possam servir de exemplo para outros discentes em formação para atuação na docência, bem como evidenciar a importância de trazer para o contexto de sala de aula, práticas alternativas para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, em especial, para o estudo de Funções.