Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A CULTURA MAKER ENQUANTO ESTRATÉGIA DE DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104853
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2523
    "inscrito_id" => 7841
    "titulo" => "A CULTURA MAKER ENQUANTO ESTRATÉGIA DE DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho consiste em apresentar as atividades realizadas no Lab Maker do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, por meio de um relato de experiência. Além disso, são discutidas ações voltadas para a expansão das ferramentas pedagógicas, abrangendo desde a Educação Básica até o Ensino Superior, com o intuito de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e permitir que os alunos desempenhem um papel mais ativo em sua própria aprendizagem. Um destaque importante nesse contexto é dado ao minicurso presencial e gratuito de modelagem e impressão 3D, que visa instruir profissionais da educação. Destaca-se também a relevância das atividades do Lab Maker, proporcionando aos licenciandos e professores a oportunidade de ampliar suas abordagens metodológicas e atender às diversas necessidades de aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7841_TB2523_08102023122501.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS PAULO FILEMON CONCEIÇÃO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Filemon"
    "autor_email" => "filemon3000@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104853
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2523
    "inscrito_id" => 7841
    "titulo" => "A CULTURA MAKER ENQUANTO ESTRATÉGIA DE DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho consiste em apresentar as atividades realizadas no Lab Maker do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, por meio de um relato de experiência. Além disso, são discutidas ações voltadas para a expansão das ferramentas pedagógicas, abrangendo desde a Educação Básica até o Ensino Superior, com o intuito de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e permitir que os alunos desempenhem um papel mais ativo em sua própria aprendizagem. Um destaque importante nesse contexto é dado ao minicurso presencial e gratuito de modelagem e impressão 3D, que visa instruir profissionais da educação. Destaca-se também a relevância das atividades do Lab Maker, proporcionando aos licenciandos e professores a oportunidade de ampliar suas abordagens metodológicas e atender às diversas necessidades de aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7841_TB2523_08102023122501.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS PAULO FILEMON CONCEIÇÃO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Filemon"
    "autor_email" => "filemon3000@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em apresentar as atividades realizadas no Lab Maker do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, por meio de um relato de experiência. Além disso, são discutidas ações voltadas para a expansão das ferramentas pedagógicas, abrangendo desde a Educação Básica até o Ensino Superior, com o intuito de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e permitir que os alunos desempenhem um papel mais ativo em sua própria aprendizagem. Um destaque importante nesse contexto é dado ao minicurso presencial e gratuito de modelagem e impressão 3D, que visa instruir profissionais da educação. Destaca-se também a relevância das atividades do Lab Maker, proporcionando aos licenciandos e professores a oportunidade de ampliar suas abordagens metodológicas e atender às diversas necessidades de aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.