Este estudo investiga as percepções de estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sobre sua participação no programa. A pesquisa baseia-se em respostas fornecidas por 21 estudantes do curso de Geografia da Universidade Federal do Maranhão. O referencial teórico-metodológico adotado é de cunho qualitativo e utiliza a abordagem de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de um questionário virtual disponibilizado via Google Forms. As respostas dos participantes foram analisadas para identificar as motivações para ingressar no PIBID, avaliar o papel do programa como política pública educacional, examinar sua influência no desempenho acadêmico e entender a escolha entre Iniciação à Docência e Iniciação Científica. Os resultados indicam que os participantes foram motivados pela busca por experiência em sala de aula, preparação para a carreira docente e aprimoramento acadêmico. Eles percebem o PIBID como uma política pública educacional que qualifica a formação docente ao proporcionar a aproximação entre teoria e prática. Portanto, o PIBID é reconhecido como uma experiência valiosa na preparação de futuros professores, enriquecendo o ambiente educacional.