O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar problematizações acerca da Política Nacional de Alfabetização (PNA) e do Programa Pacto pela Alfabetização. A escolha da temática se deu a partir das observações realizadas no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), Subprojeto Educação Física/Pedagogia, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Diante dessa inserção no cotidiano de uma escola de educação básica, foi possível acompanhar a implementação do Pacto pela Alfabetização, ação que está em consonância com a Política Nacional de Alfabetização (PNA), conduzida pelo Ministério da Educação (MEC). A partir do acompanhamento dessa ação, a presente problemática norteou o presente relato: quais as concepções e pressupostos que sustentam a PNA e o Programa Pacto pela Alfabetização? A partir dessa problemática, os procedimentos metodológicos utilizados foram a análise bibliográfica e análise documental de documentos oficiais sobre a PNA e materiais didáticos do Pacto pela Alfabetização. Os resultados apontam que o Pacto pela Alfabetização, em consonância com a PNA, apresenta-se como um programa que apresenta uma concepção de alfabetização que se reduz a uma atividade meramente funcional em prejuízo da formação humana. Além disso, apresenta-se como mais uma estratégia de submissão da educação aos interesses privados, num movimento de mercadorização da educação.