O presente texto, volta-se para o estudo e reflexões com base nas práticas de ensino-aprendizagem num âmbito geral, porém desenvolvido na esfera do Programa de Residência Pedagógica (PRP), que busca aprofundar o encontro de alunos e professores com a interação de ambos em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na etapa Modular do Ensino Médio. Diante disso, analisa-se a prática que foi trabalhada nesse ambiente, para estabelecer uma reflexão sobre um diferente modelo de ensino para trazer aos alunos autonomia em seu hábito de leitura e escrita, trazendo à tona o pensamento crítico e reflexivo que eles têm. A pesquisa teve como foco teórico as contribuições de autores como (FREIRE, 2022; ANTUNES, 2003; ALVES, 2013; SILVA, 2010) que contribuem para uma formação mais dinâmica em sala de aula e por uma abordagem interacionista nas práticas educativas. Com um caráter qualitativo, esta pesquisa nos proporciona explorar a interação e o desenvolvimento dos alunos na criatividade de novos textos literários de cordel. Para sua execução, realizou-se uma observação na escolha do material escolhido e a apresentação do mesmo, e no progresso de produção que ajudou os alunos a compreenderem o quanto são enriquecedoras essas práticas. Dessa forma, conseguimos obter um resultado satisfatório nas produções que trouxeram “voz” para esses alunos. Conseguimos, ainda, visualizar a importância em engajá-los nas práticas escolares para se fazerem, eles mesmos, pessoas críticas e reflexivas, entendendo que a prática escolar necessita de uma educação mais sensível e compreensiva de seus alunos em todos os graus.