A gamificação é uma estratégia que utiliza elementos de jogos em contextos não lúdicos, como a educação, com o objetivo de aumentar o engajamento e a motivação dos participantes. Neste projeto, o objetivo foi tornar o aprendizado da física mais envolvente e motivador, utilizando elementos de jogos e gamificação na plataforma Moodle. O Moodle foi transformado em um ambiente menos convencional, incorporando atividades interativas e a história do anime One Piece. Isso foi feito através da implementação de atividades disponíveis na plataforma, como vídeos interativos, múltipla escolha e o uso de três plugins personalizados: block game, trail format e stash. O ensino foi realizado de forma híbrida, combinando aulas presenciais com jogos, experimentos e simulações, além do uso das plataformas Moodle e Wood Wall para o ensino remoto. Vale ressaltar a importância da experiência, tanto na aplicação em sala de aula quanto no aprendizado de novas habilidades relacionadas ao Moodle, como a integração da história do One Piece nas atividades e a edição da plataforma. Do ponto de vista dos alunos, a gamificação mostrou resultados positivos. Eles participaram ativamente, completando todas as atividades, mesmo as que não eram avaliadas. A gamificação, as recompensas e as atividades realizadas motivaram os alunos a se envolverem, acompanhando seu progresso através de rankings, níveis e recompensas. O projeto foi bem-sucedido e pretende-se expandido para outros conteúdos de física no futuro, com ajustes com base no feedback dos alunos. A gamificação provou ser uma abordagem eficaz para tornar o ensino mais envolvente e motivador.