O presente artigo trata de uma temática a qual chamamos de “Geo-histórias do lugar”, cujo objetivo é dinamizar e melhorar o conhecimento dos estudantes com conteúdos locais, uma vez que, os livros didáticos apresentam informações de lugares com estruturas bem diferentes das que o aluno vivencia, o que torna necessário o estudo e o conhecimento sobre a região local dos indivíduos. Dessa forma, discutiremos a inclusão dos conteúdos regionais, enfatizando a sua relevância como um instrumento que acrescenta à experiência dos alunos as competências educativas de âmbito local, particularizando os conhecimentos históricos, geográficos, culturais, econômicos e sociais, não somente na forma generalizada como ocorre com o livro didático convencional, mas também na forma participativa e significativa através das peculiaridades regionais que os cercam. O trabalho se tornou uma atividade interdisciplinar, reunindo conhecimentos de áreas como: Geografia, Sociologia, Economia, Artes e História para uma análise mais aprofundada do recorte local. Concluímos que é crucial a criação de um livro didático experimental que envolva os aspectos biogeográficos do município, a fim de proporcionar um ensino/aprendizado mais significativo aos alunos em relação às suas próprias realidades do lugar.