O presente trabalho pretende apresentar as análises de uma pesquisa que teve como objetivo o processo educativo construído durante a pandemia, a partir das narrativas dos discentes da EREM Jornalista Trajano Chacon, localizada em Recife/PE, selecionada como estudo de caso. Os objetivos específicos do estudo foram analisar o que acarretaram as mudanças no formato de aula realizado durante a pandemia: na metodologia de ensino, na relação entre professor/a e aluno/a, na frequência dos/as alunos/as às aulas e na qualidade do processo educativo; compreender a visão dos alunos sobre os desafios e as estratégias construídas pela escola para o acompanhamento e avaliação do desempenho desses/as; por fim, entender qual foi o impacto do ensino nos períodos em atividades remotas e híbridas para os/as discentes e a readaptação na volta ao ensino presencial. Para responder essas questões, a pesquisa conjugou: revisão de literatura, análise de dados secundários e aplicação de formulário-questionário com 102 discentes do ensino médio da EREM em foco. A pesquisa se deu a partir do diálogo da Sociologia da Educação e da Antropologia, e utiliza como referencial teórico-metodológico a perspectiva bourdieusiana, com problematizações a partir de trabalhos de autores como Libâneo, Paulo Freire, além de autores/as pós coloniais, como Avtar Brah e Mignolo. Muitos/as discentes afirmaram não terem desenvolvido bem a aprendizagem dos conteúdos, e o ensino nesse contexto foi visto, pela maior parte dos/as interlocutores, como conteudista e de baixa qualidade. É de suma importância agora entender os efeitos da falta de acesso a uma educação satisfatória para tantos/as jovens nesse período para se conseguir uma resolução adequada no âmbito micro e macrossocial, para que a realidade de desigualdades escolares dessa geração não gere mais desigualdades sociais.