RESUMO O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da dimensão de uma formação na educação profissional emancipadora e humanizadora, onde as relações entre professor e alunos sejam pautadas em movimento de aprendizagem mútua. A problemática do referente estudo está direcionada de como essa mediação e humanização e o uso de metodologias ativas e das Tecnologias de Informação e Comunicação que podem ocorrer através de práticas educativas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. A metodologia utilizada será de cunho bibliográfico, esta ocorrerá por meio de análise de documentos e obras que explicam sobre a Educação Profissional e Tecnológica e a educação humanizadora. Para tanto optou-se pela pesquisa bibliográfica mediante levantamento das obras de Paulo Freire (2021), Borges (2017), Moura (2013) e ramos que discorrem sobre a formação do sujeito em sua totalidade, quebrando o paradigma de uma formação voltada somente para atender as necessidades mercadológicas. Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Formação Humana Práticas Educativas Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal-CABB); Graduado em Educação Física, Especialista em Docência do Ensino Superior, alysson.lima@ifal.edu.br ; Doutor em Educação; Professor EBTT de Filosofia do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo (CBQI/Ifal-CPen); Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal-CABB), jarbas.gomes@ifal.edu.br;