Artigo CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-79-3

AFFECTUS: RESSIGNIFICANDO EMOÇÕES E CONSTRUÍNDO PRÁTICAS PARA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 18 - Educação Emocional
"2024-01-24 13:41:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105575
    "edicao_id" => 338
    "trabalho_id" => 1704
    "inscrito_id" => 13044
    "titulo" => "AFFECTUS: RESSIGNIFICANDO EMOÇÕES E CONSTRUÍNDO PRÁTICAS PARA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL"
    "resumo" => "Por muito tempo as competências cognitivas foram priorizadas em detrimento do desenvolvimento de outras competências, dentre elas as socioemocionais. Nas últimas décadas, percebemos uma mudança nessa perspectiva e as pesquisas sinalizam que a articulação entre as duas competências potencializa a formação dos estudantes e contribuem para a atuação profissional e cidadã. Por isso, fomos propelidos a pensar coletivamente a importância do desenvolvimento de propostas e práticas pedagógicas que objetivassem o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para educação socioemocional dos estudantes, professores e demais integrantes da comunidade intraescolar. O presente trabalho tem por objetivo socializar resultados obtidos por meio da vivência de um projeto interdisciplinar desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, localizada no Agreste Pernambucano. A proposta nasceu na pluralidade de ideias, percepções e necessidades identificadas no contexto escolar, com a finalidade de acolher, fazer sentir e fazer sentido. Assim, se constituiu como objetivo central da intervenção o desenvolvimento de ações que tivessem como propósito o estímulo ao desenvolvimento de competências socioemocionais e a sensibilização para o autoconhecimento, o autocuidado e a compreensão das emoções como elementos constituintes do ser. A metodologia adotada foi de base qualitativa, tendo as seguintes etapas: Escuta dos discentes sobre o desenvolvimento de rodas de diálogo temáticas; Acolhimento de sugestões de temáticas; Delimitação dos temas e convidados; Escolha de estratégias didáticas; Desenvolvimento de propostas de intervenção. Os resultados obtidos auxiliaram a construção de um mapa afetivo e o fortalecimento de práticas para o desenvolvimento do autoconhecimento, auto apreciação e o autocuidado da saúde física e emocional, bem como o reconhecimento das emoções."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID13044_TB1704_10122023234554.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:17:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELLEN TARCYLA DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "SUELLEN TARCYLA"
    "autor_email" => "suellen_tarcyla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:41:13"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105575
    "edicao_id" => 338
    "trabalho_id" => 1704
    "inscrito_id" => 13044
    "titulo" => "AFFECTUS: RESSIGNIFICANDO EMOÇÕES E CONSTRUÍNDO PRÁTICAS PARA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL"
    "resumo" => "Por muito tempo as competências cognitivas foram priorizadas em detrimento do desenvolvimento de outras competências, dentre elas as socioemocionais. Nas últimas décadas, percebemos uma mudança nessa perspectiva e as pesquisas sinalizam que a articulação entre as duas competências potencializa a formação dos estudantes e contribuem para a atuação profissional e cidadã. Por isso, fomos propelidos a pensar coletivamente a importância do desenvolvimento de propostas e práticas pedagógicas que objetivassem o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para educação socioemocional dos estudantes, professores e demais integrantes da comunidade intraescolar. O presente trabalho tem por objetivo socializar resultados obtidos por meio da vivência de um projeto interdisciplinar desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, localizada no Agreste Pernambucano. A proposta nasceu na pluralidade de ideias, percepções e necessidades identificadas no contexto escolar, com a finalidade de acolher, fazer sentir e fazer sentido. Assim, se constituiu como objetivo central da intervenção o desenvolvimento de ações que tivessem como propósito o estímulo ao desenvolvimento de competências socioemocionais e a sensibilização para o autoconhecimento, o autocuidado e a compreensão das emoções como elementos constituintes do ser. A metodologia adotada foi de base qualitativa, tendo as seguintes etapas: Escuta dos discentes sobre o desenvolvimento de rodas de diálogo temáticas; Acolhimento de sugestões de temáticas; Delimitação dos temas e convidados; Escolha de estratégias didáticas; Desenvolvimento de propostas de intervenção. Os resultados obtidos auxiliaram a construção de um mapa afetivo e o fortalecimento de práticas para o desenvolvimento do autoconhecimento, auto apreciação e o autocuidado da saúde física e emocional, bem como o reconhecimento das emoções."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID13044_TB1704_10122023234554.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:17:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELLEN TARCYLA DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "SUELLEN TARCYLA"
    "autor_email" => "suellen_tarcyla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:41:13"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 338
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18"
        "logo" => null
        "capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg"
        "timbrado" => "65b13da937bcc_24012024134113.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:41:13"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 338
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18"
        "logo" => null
        "capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg"
        "timbrado" => "65b13da937bcc_24012024134113.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:41:13"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 214
                "edicao_id" => 338
                "codigo" => "978-85-61702-79-3"
                "capa" => "66031f3043472_26032024161704.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA GAI&Atilde;O E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n
                  ALINE CARVALHO DE ALMEIDA &nbsp;<br />\r\n
                  ANDREIA DUTRA ESCARI&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  ARINEYDE MARIA D&#39;ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LILIAN KELLY DE SOUSA GALV&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA CRISTINA ARA&Uacute;JO LUSTOSA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA GARD&Ecirc;NIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n
                  MARIA EDNA SILVA DE ALEXANDRE (UFPB)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA PEREIRA DUTRA (UFPB)<br />\r\n
                  MARY ELLEN VALOIS DA MOTA C&Acirc;NDIDO (FAMENE)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DIAS PALITOT (UFPB)<br />\r\n
                  SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIME&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  VIVIANE ALVES DOS SANTOS BEZERRA (UEPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152837-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:41:13"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 214
                "edicao_id" => 338
                "codigo" => "978-85-61702-79-3"
                "capa" => "66031f3043472_26032024161704.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA GAI&Atilde;O E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n
                  ALINE CARVALHO DE ALMEIDA &nbsp;<br />\r\n
                  ANDREIA DUTRA ESCARI&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  ARINEYDE MARIA D&#39;ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LILIAN KELLY DE SOUSA GALV&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA CRISTINA ARA&Uacute;JO LUSTOSA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA GARD&Ecirc;NIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n
                  MARIA EDNA SILVA DE ALEXANDRE (UFPB)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA PEREIRA DUTRA (UFPB)<br />\r\n
                  MARY ELLEN VALOIS DA MOTA C&Acirc;NDIDO (FAMENE)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DIAS PALITOT (UFPB)<br />\r\n
                  SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIME&Atilde;O (UFPB)<br />\r\n
                  VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  VIVIANE ALVES DOS SANTOS BEZERRA (UEPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152837-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:41:13"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Por muito tempo as competências cognitivas foram priorizadas em detrimento do desenvolvimento de outras competências, dentre elas as socioemocionais. Nas últimas décadas, percebemos uma mudança nessa perspectiva e as pesquisas sinalizam que a articulação entre as duas competências potencializa a formação dos estudantes e contribuem para a atuação profissional e cidadã. Por isso, fomos propelidos a pensar coletivamente a importância do desenvolvimento de propostas e práticas pedagógicas que objetivassem o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para educação socioemocional dos estudantes, professores e demais integrantes da comunidade intraescolar. O presente trabalho tem por objetivo socializar resultados obtidos por meio da vivência de um projeto interdisciplinar desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, localizada no Agreste Pernambucano. A proposta nasceu na pluralidade de ideias, percepções e necessidades identificadas no contexto escolar, com a finalidade de acolher, fazer sentir e fazer sentido. Assim, se constituiu como objetivo central da intervenção o desenvolvimento de ações que tivessem como propósito o estímulo ao desenvolvimento de competências socioemocionais e a sensibilização para o autoconhecimento, o autocuidado e a compreensão das emoções como elementos constituintes do ser. A metodologia adotada foi de base qualitativa, tendo as seguintes etapas: Escuta dos discentes sobre o desenvolvimento de rodas de diálogo temáticas; Acolhimento de sugestões de temáticas; Delimitação dos temas e convidados; Escolha de estratégias didáticas; Desenvolvimento de propostas de intervenção. Os resultados obtidos auxiliaram a construção de um mapa afetivo e o fortalecimento de práticas para o desenvolvimento do autoconhecimento, auto apreciação e o autocuidado da saúde física e emocional, bem como o reconhecimento das emoções.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.