O presente trabalho aborda experiências vivenciadas pelos bolsistas do Projeto Interdisciplinar Práticas Literárias na Inclusão do aluno surdo, Língua Portuguesa e Libras do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará/UFPA-Bragança, que apresenta uma análise realizada na escola Bolívar Bordallo da Silva. Desse modo, objetiva-se na pesquisa analisar o ensino de duas línguas (L1 e L2) Língua Portuguesa e Língua de sinais para os alunos surdos, no contexto do bilinguismo, como também, refletir sobre as práticas bilíngues dentro do contexto de sala de aula, assim como analisar o funcionamento em contraste com o que está assegurado nas leis e a realidade, e por fim, discutir as influências do oralismo no processo de implementação da educação bilíngue no Brasil. Utilizou-se como base para a pesquisa os estudos de Müller (2006), no qual aborda-se como ocorre o processo de alfabetização da criança surda, discutiu-se as críticas da educação especial e oralismo dominante de Skliar (2013) e por fim, a oposição ao modelo de Educação Especial proposto pela Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA) de Mota (2020). Portanto, na pesquisa observamos a importância de entendermos a aplicação do ensino bilíngue desde os anos iniciais nas escolas, e analisamos a necessidade de interação da (L1 E L2) para o aluno surdo. Desse modo, encontramos os dilemas enfrentados para o funcionamento do ensino bilíngue. Diante do exposto, apontam os problemas a serem enfrentados e sanados na perspectiva da Educação Bilíngue para surdos.