DESAFIOS EM GARANTIR O ENSINO PARA SURDOS NA PERSPECTIVA BILÍNGUE, PELO OLHAR E REFLEXÃO DA EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS PIBID.
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107250 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 2044 "titulo" => "DESAFIOS EM GARANTIR O ENSINO PARA SURDOS NA PERSPECTIVA BILÍNGUE, PELO OLHAR E REFLEXÃO DA EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS PIBID." "resumo" => "O presente trabalho aborda experiências vivenciadas pelos bolsistas do Projeto Interdisciplinar Práticas Literárias na Inclusão do aluno surdo, Língua Portuguesa e Libras do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará/UFPA-Bragança, que apresenta uma análise realizada na escola Bolívar Bordallo da Silva. Desse modo, objetiva-se na pesquisa analisar o ensino de duas línguas (L1 e L2) Língua Portuguesa e Língua de sinais para os alunos surdos, no contexto do bilinguismo, como também, refletir sobre as práticas bilíngues dentro do contexto de sala de aula, assim como analisar o funcionamento em contraste com o que está assegurado nas leis e a realidade, e por fim, discutir as influências do oralismo no processo de implementação da educação bilíngue no Brasil. Utilizou-se como base para a pesquisa os estudos de Müller (2006), no qual aborda-se como ocorre o processo de alfabetização da criança surda, discutiu-se as críticas da educação especial e oralismo dominante de Skliar (2013) e por fim, a oposição ao modelo de Educação Especial proposto pela Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA) de Mota (2020). Portanto, na pesquisa observamos a importância de entendermos a aplicação do ensino bilíngue desde os anos iniciais nas escolas, e analisamos a necessidade de interação da (L1 E L2) para o aluno surdo. Desse modo, encontramos os dilemas enfrentados para o funcionamento do ensino bilíngue. Diante do exposto, apontam os problemas a serem enfrentados e sanados na perspectiva da Educação Bilíngue para surdos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2044_TB313_21042024153759.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLEN PATRÍCIA FARIAS DOS REIS" "autor_nome_curto" => "WELLEN" "autor_email" => "wellen.reis@braganca.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107250 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 2044 "titulo" => "DESAFIOS EM GARANTIR O ENSINO PARA SURDOS NA PERSPECTIVA BILÍNGUE, PELO OLHAR E REFLEXÃO DA EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS PIBID." "resumo" => "O presente trabalho aborda experiências vivenciadas pelos bolsistas do Projeto Interdisciplinar Práticas Literárias na Inclusão do aluno surdo, Língua Portuguesa e Libras do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará/UFPA-Bragança, que apresenta uma análise realizada na escola Bolívar Bordallo da Silva. Desse modo, objetiva-se na pesquisa analisar o ensino de duas línguas (L1 e L2) Língua Portuguesa e Língua de sinais para os alunos surdos, no contexto do bilinguismo, como também, refletir sobre as práticas bilíngues dentro do contexto de sala de aula, assim como analisar o funcionamento em contraste com o que está assegurado nas leis e a realidade, e por fim, discutir as influências do oralismo no processo de implementação da educação bilíngue no Brasil. Utilizou-se como base para a pesquisa os estudos de Müller (2006), no qual aborda-se como ocorre o processo de alfabetização da criança surda, discutiu-se as críticas da educação especial e oralismo dominante de Skliar (2013) e por fim, a oposição ao modelo de Educação Especial proposto pela Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA) de Mota (2020). Portanto, na pesquisa observamos a importância de entendermos a aplicação do ensino bilíngue desde os anos iniciais nas escolas, e analisamos a necessidade de interação da (L1 E L2) para o aluno surdo. Desse modo, encontramos os dilemas enfrentados para o funcionamento do ensino bilíngue. Diante do exposto, apontam os problemas a serem enfrentados e sanados na perspectiva da Educação Bilíngue para surdos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2044_TB313_21042024153759.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLEN PATRÍCIA FARIAS DOS REIS" "autor_nome_curto" => "WELLEN" "autor_email" => "wellen.reis@braganca.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }