Partindo da lei de criação dos Institutos Federais, a extensão surge como forma de diálogo permanente e mais amplo com a sociedade, enquanto atividade finalística e ao lado do Ensino e da pesquisa, objetiva a democratização de conhecimentos produzidos por essas instituições de ensino. Trata-se assim de uma dimensão educativa que se baseia na dialogicidade entre a comunidade interna e externa, tendo em seu pilar a troca de saberes entre diferentes agentes. Para incentivar o diálogo e a reflexão sobre temáticas que envolvem diversas áreas de formação junto à comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia, os projetos anuais de extensão visam sensibilizar pessoas para objetivando a formação plena do indivíduo em áreas diversas que extrapolam as margens do curso pretendido, envolvendo não só o aluno mas também servidores e comunidade em geral, nas diferentes atividades executadas ao longo dos projeto: leitura, levantamento bibliográfico, registro fotográfico das ações desenvolvidas, registro do projeto em si, pesquisa qualitativa com os envolvidos, escrita de resumos e artigos, apresentação de trabalhos em evento, onde se destina estimular o pensamento crítico e reflexivo dos membros da comunidade acadêmica e externa enquanto seres conscientes dos direitos fundamentais nas mais variadas expressões da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com objetivo de formar cidadãos multiplicadores de valores no contexto social, cultural, econômico e profissional em que estão inseridos. Trata-se de um debate permanente e partimos da premissa de que é necessário a formação de seres conscientes do seu papel como cidadãos para a construção de bases sólidas que assegurem o direito à dignidade, igualdade, liberdade, solidariedade e ética. É nesse contexto que esse projeto se insere.