No cenário educacional contemporâneo, o Ensino Religioso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental emerge como um componente essencial para a formação integral dos estudantes. Este artigo visa promover uma reflexão a cerca da formação do professor de Ensino Religioso dos anos inicias do ensino fundamental, visto que a escola desempenha um papel crucial ao explorar criticamente as dimensões religiosas, promovendo uma compreensão reflexiva e contextualizada. A abordagem de temas como função e valores das tradições religiosas e a relação entre as múltiplas culturas religiosas enriquece o aprendizado e a formação ética. A motivação para a escolha deste tema é impulsionada pela necessidade premente de repensar as práticas de Ensino Religioso nos Anos Iniciais, a partir das primícias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desse modo, buscou-se analisar a formação dos professores das series iniciais do Ensino Fundamental para selecionarem a disciplina de Ensino Religioso. O estudo se baseia em pesquisas bibliográficas e documental nessa área de conhecimento, objetivando compreender o percurso da formação dos educadores desde a graduação perpassando os programas de educação continuada ofertado pelas redes de ensino estaduais e municipais. Este estudo visa ampliar o debate sobre a importância de uma formação consistente do docente visto que a legislação estabelece que a integração desse conhecimento ao Saber Escolar, como objeto de estudo do Componente Curricular de Ensino Religioso (CCER), ocorra a partir do 1º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.