O ENSINO SUPERIOR PRIVADO A DISTÂNCIA NO BRASIL DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XXI: ENTRE A MERCADORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E O ESVAZIAMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110195 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1884 "inscrito_id" => 1941 "titulo" => "O ENSINO SUPERIOR PRIVADO A DISTÂNCIA NO BRASIL DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XXI: ENTRE A MERCADORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E O ESVAZIAMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Desde a implementação da Educação a Distância (EaD) no Brasil, houve mudanças significativas, incluindo a oferta de cursos superiores permitida pela Lei nº 9.394/96. Nesse caminho, o presente estudo contextualiza a regulamentação da EaD no país, influenciada pelo neoliberalismo, e aponta para a mercantilização da educação superior, especialmente em instituições privadas cuja predominância seja de cursos totalmente on-line. A metodologia adotada consiste em um estudo de caso comparativo entre os resultados do ENADE 2021 de cursos de licenciatura EaD em instituições privadas e públicas, especificamente o Consórcio CEDERJ. Os critérios de seleção incluem as maiores IES privadas em termos de matrículas (UNIASSELVI, UNOPAR e UNIP) e os cursos de licenciatura mais procurados (Pedagogia, Matemática e Letras) em 2021. Feita a investigação, os resultados do estudo revelam que os cursos de licenciatura EaD em instituições privadas obtiveram notas consideradas insatisfatórias, geralmente abaixo de 3 no ENADE. Essas notas sugerem problemas na qualidade da formação oferecida, afetando a preparação de futuros/as docentes. Por outro lado, o Consórcio CEDERJ, representando instituições públicas, apresentou notas superiores, indicando uma qualidade de ensino mais consistente. A discussão realizada destaca a mercantilização da educação como um problema central, exacerbado pela predominância de instituições privadas e políticas públicas que favorecem o setor privado. A falta de investimentos em instituições públicas e a expansão do ensino superior financiado privadamente contribuem igualmente para a queda na qualidade da formação docente. A pandemia de Covid-19, por sua vez, também é apontada como fator que pode ter influenciado nas notas, especialmente nas instituições que adotam modelos semipresenciais. Em suma, o estudo evidencia a relação entre a mercantilização da educação, a falta de investimentos públicos adequados e a queda na qualidade da formação docente, destacando a importância de políticas que fortaleçam o ensino público e combatam a lógica mercadológica na educação superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1941_TB1884_27032024210922.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEVERSON GONÇALVES WILLIMA" "autor_nome_curto" => "KLEVERSON" "autor_email" => "biokleverson@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110195 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1884 "inscrito_id" => 1941 "titulo" => "O ENSINO SUPERIOR PRIVADO A DISTÂNCIA NO BRASIL DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XXI: ENTRE A MERCADORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E O ESVAZIAMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Desde a implementação da Educação a Distância (EaD) no Brasil, houve mudanças significativas, incluindo a oferta de cursos superiores permitida pela Lei nº 9.394/96. Nesse caminho, o presente estudo contextualiza a regulamentação da EaD no país, influenciada pelo neoliberalismo, e aponta para a mercantilização da educação superior, especialmente em instituições privadas cuja predominância seja de cursos totalmente on-line. A metodologia adotada consiste em um estudo de caso comparativo entre os resultados do ENADE 2021 de cursos de licenciatura EaD em instituições privadas e públicas, especificamente o Consórcio CEDERJ. Os critérios de seleção incluem as maiores IES privadas em termos de matrículas (UNIASSELVI, UNOPAR e UNIP) e os cursos de licenciatura mais procurados (Pedagogia, Matemática e Letras) em 2021. Feita a investigação, os resultados do estudo revelam que os cursos de licenciatura EaD em instituições privadas obtiveram notas consideradas insatisfatórias, geralmente abaixo de 3 no ENADE. Essas notas sugerem problemas na qualidade da formação oferecida, afetando a preparação de futuros/as docentes. Por outro lado, o Consórcio CEDERJ, representando instituições públicas, apresentou notas superiores, indicando uma qualidade de ensino mais consistente. A discussão realizada destaca a mercantilização da educação como um problema central, exacerbado pela predominância de instituições privadas e políticas públicas que favorecem o setor privado. A falta de investimentos em instituições públicas e a expansão do ensino superior financiado privadamente contribuem igualmente para a queda na qualidade da formação docente. A pandemia de Covid-19, por sua vez, também é apontada como fator que pode ter influenciado nas notas, especialmente nas instituições que adotam modelos semipresenciais. Em suma, o estudo evidencia a relação entre a mercantilização da educação, a falta de investimentos públicos adequados e a queda na qualidade da formação docente, destacando a importância de políticas que fortaleçam o ensino público e combatam a lógica mercadológica na educação superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1941_TB1884_27032024210922.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEVERSON GONÇALVES WILLIMA" "autor_nome_curto" => "KLEVERSON" "autor_email" => "biokleverson@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }