DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA INCLUSIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110626 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2470 "inscrito_id" => 10885 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA INCLUSIVA" "resumo" => "A pesquisa proposta visa analisar a utilização do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na promoção de uma educação geográfica inclusiva, em conformidade com a legislação brasileira e com diretrizes nacionais e internacionais de educação inclusiva. Tem como abordagem metodológica a análise bibliográfica e os procedimentos metodológicos incluem: levantamento bibliográfico sobre o DUA aplicado à educação geográfica inclusiva e o desenvolvimento de uma sequência didática, seguindo a perspectiva do DUA, fundamentada em uma habilidade específica da BNCC; e proposta de adaptação de materiais pedagógicos correspondente à sequência didática. A pesquisa busca entender como o DUA pode contribuir para garantir o acesso à educação, independentemente das habilidades, deficiências e dificuldades na aprendizagem dos alunos. O objetivo principal é analisar o desempenho do DUA na promoção da inclusão na educação geográfica. A fundamentação teórica da pesquisa destaca a importância da inclusão como um direito fundamental, respaldado por legislações nacionais, e enfatiza a necessidade de superar barreiras físicas, sociais e pedagógicas para garantir a participação plena de todos os alunos no processo educacional. Nesse contexto, o DUA emerge como uma estratégia que visa flexibilizar o ambiente de aprendizagem, tornando-o mais acessível e adaptável às diversas necessidades dos alunos. Os resultados esperados da pesquisa incluem propostas de adaptações necessárias para tornar o ensino de Geografia mais inclusivo e acessível a todos os alunos. Essas avaliações contribuirão para melhorar as práticas pedagógicas e promover uma reflexão sobre a importância da educação inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10885_TB2470_28102024223644.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOUISE CHRISTINE RODRIGUES RAMOS" "autor_nome_curto" => "LOUISE CHRISTIN" "autor_email" => "louise.rcramos@educador.edu.es.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110626 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2470 "inscrito_id" => 10885 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA INCLUSIVA" "resumo" => "A pesquisa proposta visa analisar a utilização do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na promoção de uma educação geográfica inclusiva, em conformidade com a legislação brasileira e com diretrizes nacionais e internacionais de educação inclusiva. Tem como abordagem metodológica a análise bibliográfica e os procedimentos metodológicos incluem: levantamento bibliográfico sobre o DUA aplicado à educação geográfica inclusiva e o desenvolvimento de uma sequência didática, seguindo a perspectiva do DUA, fundamentada em uma habilidade específica da BNCC; e proposta de adaptação de materiais pedagógicos correspondente à sequência didática. A pesquisa busca entender como o DUA pode contribuir para garantir o acesso à educação, independentemente das habilidades, deficiências e dificuldades na aprendizagem dos alunos. O objetivo principal é analisar o desempenho do DUA na promoção da inclusão na educação geográfica. A fundamentação teórica da pesquisa destaca a importância da inclusão como um direito fundamental, respaldado por legislações nacionais, e enfatiza a necessidade de superar barreiras físicas, sociais e pedagógicas para garantir a participação plena de todos os alunos no processo educacional. Nesse contexto, o DUA emerge como uma estratégia que visa flexibilizar o ambiente de aprendizagem, tornando-o mais acessível e adaptável às diversas necessidades dos alunos. Os resultados esperados da pesquisa incluem propostas de adaptações necessárias para tornar o ensino de Geografia mais inclusivo e acessível a todos os alunos. Essas avaliações contribuirão para melhorar as práticas pedagógicas e promover uma reflexão sobre a importância da educação inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10885_TB2470_28102024223644.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOUISE CHRISTINE RODRIGUES RAMOS" "autor_nome_curto" => "LOUISE CHRISTIN" "autor_email" => "louise.rcramos@educador.edu.es.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }