SONDAGEM DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO NO ENSINO INFANTIL EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110683 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2541 "inscrito_id" => 10467 "titulo" => "SONDAGEM DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO NO ENSINO INFANTIL EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O estágio supervisionado é uma etapa importante e primordial na formação acadêmica do estudante, pois representa a aplicação do conhecimento acadêmico fora do ambiente universitário. Ele se destaca como um cenário no qual os graduandos em formação têm a oportunidade de expandir seus conhecimentos no ambiente escolar, unindo teoria e prática. Sabe-se que a experiência em docência é uma fase desafiadora, porém é a partir dos estágios que adquirimos experiências para lidar com os desafios e adversidades. Utilizaram-se como fontes para fundamentação teórica os trabalhos e pesquisas de Freire (1996), Kishimoto (2002), Pimenta (2002), Romanowski (2007), Basei (2008), e outros. Perante o exposto, o presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vividas durante a disciplina de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física ofertada no Centro Acadêmico da Vitória de Santo Antão/PE campus da Universidade Federal de Pernambuco. O estágio foi realizado na cidade na qual reside o campus, em uma instituição da rede privada com turmas do ensino infantil, de 1 a 5 anos de idade. Uma parte significativa do estágio envolveram as etapas de observação, participação e regência, com a elaboração e implementação de planos de aula. Durante a regência, foram desenvolvidas diversas atividades lúdicas e jogos visando o desenvolvimento de habilidades motoras, coordenação, agilidade, interação social e consciência corporal. A adaptação constante foi essencial para garantir a participação ativa de todas as crianças, promovendo assim um ambiente inclusivo e acolhedor. Portanto, é fundamental compartilhar essas experiências de formação docente, descrevendo as práticas vivenciadas até o momento. Os estágios desempenham um papel fundamental na preparação para a carreira profissional, permitindo uma reflexão sobre a importância do ensino prático no nosso crescimento pessoal, profissional e social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10467_TB2541_18102024130541.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA VITORIA DE MELO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "EDUARDA" "autor_email" => "eduardavitoriaevmn20200@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110683 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2541 "inscrito_id" => 10467 "titulo" => "SONDAGEM DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO NO ENSINO INFANTIL EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O estágio supervisionado é uma etapa importante e primordial na formação acadêmica do estudante, pois representa a aplicação do conhecimento acadêmico fora do ambiente universitário. Ele se destaca como um cenário no qual os graduandos em formação têm a oportunidade de expandir seus conhecimentos no ambiente escolar, unindo teoria e prática. Sabe-se que a experiência em docência é uma fase desafiadora, porém é a partir dos estágios que adquirimos experiências para lidar com os desafios e adversidades. Utilizaram-se como fontes para fundamentação teórica os trabalhos e pesquisas de Freire (1996), Kishimoto (2002), Pimenta (2002), Romanowski (2007), Basei (2008), e outros. Perante o exposto, o presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vividas durante a disciplina de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física ofertada no Centro Acadêmico da Vitória de Santo Antão/PE campus da Universidade Federal de Pernambuco. O estágio foi realizado na cidade na qual reside o campus, em uma instituição da rede privada com turmas do ensino infantil, de 1 a 5 anos de idade. Uma parte significativa do estágio envolveram as etapas de observação, participação e regência, com a elaboração e implementação de planos de aula. Durante a regência, foram desenvolvidas diversas atividades lúdicas e jogos visando o desenvolvimento de habilidades motoras, coordenação, agilidade, interação social e consciência corporal. A adaptação constante foi essencial para garantir a participação ativa de todas as crianças, promovendo assim um ambiente inclusivo e acolhedor. Portanto, é fundamental compartilhar essas experiências de formação docente, descrevendo as práticas vivenciadas até o momento. Os estágios desempenham um papel fundamental na preparação para a carreira profissional, permitindo uma reflexão sobre a importância do ensino prático no nosso crescimento pessoal, profissional e social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10467_TB2541_18102024130541.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA VITORIA DE MELO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "EDUARDA" "autor_email" => "eduardavitoriaevmn20200@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }