A identidade negra é compreendida como uma construção social, histórica, cultural e plural, considerando o modo que este processo seja essencial para validação do reforço positivo desde o início, especialmente na Educação Infantil. Este estudo busca entender a construção do conceito de raça na educação. É importante examinar como se deu a construção indenitária, o que moldou a relação entre a identidade negra e a educação. Objetivo: relatar as observações acerca da identidade negra e experiências exercidas no Estágio Supervisionado Obrigatório da Educação Infantil, considerando as expectativas preliminarmente do estágio assim como as realidades do cotidiano escolar e a construção da identidade negra. Metodologia: trata-se de um relato de experiências a partir de uma abordagem qualitativa. Resultados: a análise se dividiu em duas categorias: “entendendo o estágio na Educação Infantil: concepções e questionamentos”, “a identidade negra e o reforço positivo". Conclusão: conclui -se que, ser precursora para a construção da identidade negra positiva não é uma questão no campo da educação, especialmente na educação infantil. E em termos de diversidade, criar uma identidade negra positiva é importante em uma sociedade que historicamente ensinou aos negros que eles devem negar a sua negritude para serem aceitos. O ambiente escolar deveria se abrir para histórias e ser um lugar onde os negros constroem suas identidades.