DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENFRENTADAS PELA GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL: RELATO DE UMA DIRETORA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS/RN
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111299 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3415 "inscrito_id" => 10555 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENFRENTADAS PELA GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL: RELATO DE UMA DIRETORA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS/RN" "resumo" => "Este resumo tem como objetivo apresentar o resultado de um estudo feito sobre os desafios e possibilidades enfrentadas pela gestão escolar no contexto educacional, trazendo um relato de uma diretora escolar da rede municipal da cidade de Pau dos Ferros/RN. A gestão escolar configura-se como a organização da escola e os sujeitos que dela participam, e a escola deve pautar suas ações observando principalmente quatro pilares aqui citados como: o gestão de pessoas, pedagógico, administrativo e financeiro, que irão nortear as atividades promovidas pela instituição. No âmbito da promoção do ensino aprendizagem, e para que a gestão escolar oportunize um trabalho interativo, existem alguns documentos que são norteadores a exemplo da BNCC, LDB, além do Projeto Político Pedagógico criado pelas escolas, e que em consonância com as necessidades e com as leis, traçam metas e estratégias para garantir que a gestão escolar promova uma educação de qualidade, participativa e eficaz. Entretanto, a evasão, a ausência da família na vida escolar dos filhos, a comunicação, a burocracia e o fluxo financeiro são alguns dos desafios que a gestão escolar enfrenta no atual contexto. Frente a esses desafios, existem algumas possibilidades que a gestão pode priorizar no seu fazer educacional, como a motivação do corpo docente, através das capacitações para o currículo, a promoção de palestras e eventos que contribuem para a parceira escola e família, bem como a busca por melhores condições de trabalho. Portanto, é perceptível que os desafios que uma gestão escolar enfrenta diariamente são muitos, e diante disso, é preciso que se consiga articular os sujeitos que da/na escola fazem parte, para que juntos alcancem os objetivos traçados no PPP da escola, no que concerne ao desenvolvimento da educação que a escola seja cada vez mais inclusiva, formadora de sujeitos pensantes, comprometida e equitativa, contribuindo com a democracia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10555_TB3415_27102024230944.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AMELIANE FIGUEREDO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMELIANE" "autor_email" => "amelianediva@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111299 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3415 "inscrito_id" => 10555 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENFRENTADAS PELA GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL: RELATO DE UMA DIRETORA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS/RN" "resumo" => "Este resumo tem como objetivo apresentar o resultado de um estudo feito sobre os desafios e possibilidades enfrentadas pela gestão escolar no contexto educacional, trazendo um relato de uma diretora escolar da rede municipal da cidade de Pau dos Ferros/RN. A gestão escolar configura-se como a organização da escola e os sujeitos que dela participam, e a escola deve pautar suas ações observando principalmente quatro pilares aqui citados como: o gestão de pessoas, pedagógico, administrativo e financeiro, que irão nortear as atividades promovidas pela instituição. No âmbito da promoção do ensino aprendizagem, e para que a gestão escolar oportunize um trabalho interativo, existem alguns documentos que são norteadores a exemplo da BNCC, LDB, além do Projeto Político Pedagógico criado pelas escolas, e que em consonância com as necessidades e com as leis, traçam metas e estratégias para garantir que a gestão escolar promova uma educação de qualidade, participativa e eficaz. Entretanto, a evasão, a ausência da família na vida escolar dos filhos, a comunicação, a burocracia e o fluxo financeiro são alguns dos desafios que a gestão escolar enfrenta no atual contexto. Frente a esses desafios, existem algumas possibilidades que a gestão pode priorizar no seu fazer educacional, como a motivação do corpo docente, através das capacitações para o currículo, a promoção de palestras e eventos que contribuem para a parceira escola e família, bem como a busca por melhores condições de trabalho. Portanto, é perceptível que os desafios que uma gestão escolar enfrenta diariamente são muitos, e diante disso, é preciso que se consiga articular os sujeitos que da/na escola fazem parte, para que juntos alcancem os objetivos traçados no PPP da escola, no que concerne ao desenvolvimento da educação que a escola seja cada vez mais inclusiva, formadora de sujeitos pensantes, comprometida e equitativa, contribuindo com a democracia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10555_TB3415_27102024230944.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AMELIANE FIGUEREDO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMELIANE" "autor_email" => "amelianediva@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }