USO DE QR CODE E IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES DE PLANTAS ENCONTRADAS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA: TECNOLOGIA, DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ACESSO À INFORMAÇÃO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111438 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3612 "inscrito_id" => 11406 "titulo" => "USO DE QR CODE E IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES DE PLANTAS ENCONTRADAS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA: TECNOLOGIA, DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ACESSO À INFORMAÇÃO." "resumo" => "Esta pesquisa discute as ações do Projeto RG das Plantas, desenvolvido por estudantes oriundos da oficina ‘Jardinagem’, oferecida pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura, situado em Jequié- Ba. O objetivo do trabalho foi inventariar, classificar e identificar espécies vegetais presentes na área externa da unidade escolar, com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade escolar e de pessoas visitantes, às informações científicas, curiosidades e principais usos referentes aos vegetais catalogados. Este estudo também objetivou usar o QR Code ou Quik Response Code (Código de Resposta Rápida) como ferramenta para armazenamento de informações sobre as espécies, por ser um instrumento prático, de pouco impacto visual e se tratar de uma tecnologia virtual moderna e bastante difundida no país. Para a divulgação do conhecimento, foram elaborados guias digitais de identificação botânica no aplicativo CANVA. Esses cartões digitais foram hospedados em arquivos online e/ou sites onde a visualização das informações pode ser acessada a partir da leitura de QR Codes contendo conteúdo sobre os vegetais. Os QR Codes foram impressos em material fotográfico (15 x 20 cm), plastificados afim de preservar sua qualidade e inseridos próximo aos indivíduos. Após a fixação dos QR CODES nas plantas, toda comunidade escolar foi convidados a acessar o código. Foram identificadas 15 espécies entre indivíduos arbóreos, arbustivos e herbáceos. Além da promoção e valorização da Ciência, Inovação e Tecnologia, o projeto visou promover o ensino prático de prático de botânica a partir de QR CODE buscando melhorar, dinamizar e promover o interesse e a compreensão da comunidade escolar acerca das suas temáticas, além de produzir material que pudesse ser utilizado em aulas práticas de Biologia. Além disso, o acesso às informações permitiu um trabalho voltado para a educação ambiental com alunos da educação básica e o desenvolvimento de novas pesquisas acadêmicas, ainda em andamento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11406_TB3612_08042024232649.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANE NASCIMENTO CABRAL" "autor_nome_curto" => "SUZANE" "autor_email" => "suzanecabralcabral@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111438 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3612 "inscrito_id" => 11406 "titulo" => "USO DE QR CODE E IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES DE PLANTAS ENCONTRADAS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA: TECNOLOGIA, DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ACESSO À INFORMAÇÃO." "resumo" => "Esta pesquisa discute as ações do Projeto RG das Plantas, desenvolvido por estudantes oriundos da oficina ‘Jardinagem’, oferecida pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura, situado em Jequié- Ba. O objetivo do trabalho foi inventariar, classificar e identificar espécies vegetais presentes na área externa da unidade escolar, com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade escolar e de pessoas visitantes, às informações científicas, curiosidades e principais usos referentes aos vegetais catalogados. Este estudo também objetivou usar o QR Code ou Quik Response Code (Código de Resposta Rápida) como ferramenta para armazenamento de informações sobre as espécies, por ser um instrumento prático, de pouco impacto visual e se tratar de uma tecnologia virtual moderna e bastante difundida no país. Para a divulgação do conhecimento, foram elaborados guias digitais de identificação botânica no aplicativo CANVA. Esses cartões digitais foram hospedados em arquivos online e/ou sites onde a visualização das informações pode ser acessada a partir da leitura de QR Codes contendo conteúdo sobre os vegetais. Os QR Codes foram impressos em material fotográfico (15 x 20 cm), plastificados afim de preservar sua qualidade e inseridos próximo aos indivíduos. Após a fixação dos QR CODES nas plantas, toda comunidade escolar foi convidados a acessar o código. Foram identificadas 15 espécies entre indivíduos arbóreos, arbustivos e herbáceos. Além da promoção e valorização da Ciência, Inovação e Tecnologia, o projeto visou promover o ensino prático de prático de botânica a partir de QR CODE buscando melhorar, dinamizar e promover o interesse e a compreensão da comunidade escolar acerca das suas temáticas, além de produzir material que pudesse ser utilizado em aulas práticas de Biologia. Além disso, o acesso às informações permitiu um trabalho voltado para a educação ambiental com alunos da educação básica e o desenvolvimento de novas pesquisas acadêmicas, ainda em andamento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11406_TB3612_08042024232649.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANE NASCIMENTO CABRAL" "autor_nome_curto" => "SUZANE" "autor_email" => "suzanecabralcabral@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }