EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111553 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3787 "inscrito_id" => 10175 "titulo" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) além de ser uma questão de inclusão social, é responsável pela formação dos alunos surdos no país, criando novas possibilidades para as mesmas como um ponto significante no desenvolvimento cognitivo desde os anos iniciais . No entanto, apesar da inclusão ser um fator muito pautado na atualidade, nota-se que a comunidade surda enfrenta muitas dificuldades no que diz respeito a educação e comunicação. Assim, o objetivo desse estudo é refletir sobre a contribuição do ensino de libras na educação infantil, no sentido da inclusão da criança surda, da mesma maneira que analisar a relevância de tal ensino, o qual compreende a primeira etapa da educação básica, englobando crianças na faixa etária de 5 (cinco) anos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e método qualitativo, analisando artigos, monografias, revistas, abordando ideias relevantes para o desenvolvimento deste trabalho. Os resultados indicam que a Libras é uma solução fundamental para que a criança surda seja incluída na sala de aula, ao mesmo tempo que seu contexto cultural é valorizado no ambiente escolar, bem como na sociedade. Para elucidar tal temática, pretende-se tomar como referências fundamentais as legislações brasileiras atinentes ao ensino de Libras e uma análise de políticas públicas de educação inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID10175_TB3787_16042024013847.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA BAHIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "FABIOLA" "autor_email" => "fabiola.ribeiro@iced.ufpa.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111553 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3787 "inscrito_id" => 10175 "titulo" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) além de ser uma questão de inclusão social, é responsável pela formação dos alunos surdos no país, criando novas possibilidades para as mesmas como um ponto significante no desenvolvimento cognitivo desde os anos iniciais . No entanto, apesar da inclusão ser um fator muito pautado na atualidade, nota-se que a comunidade surda enfrenta muitas dificuldades no que diz respeito a educação e comunicação. Assim, o objetivo desse estudo é refletir sobre a contribuição do ensino de libras na educação infantil, no sentido da inclusão da criança surda, da mesma maneira que analisar a relevância de tal ensino, o qual compreende a primeira etapa da educação básica, englobando crianças na faixa etária de 5 (cinco) anos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e método qualitativo, analisando artigos, monografias, revistas, abordando ideias relevantes para o desenvolvimento deste trabalho. Os resultados indicam que a Libras é uma solução fundamental para que a criança surda seja incluída na sala de aula, ao mesmo tempo que seu contexto cultural é valorizado no ambiente escolar, bem como na sociedade. Para elucidar tal temática, pretende-se tomar como referências fundamentais as legislações brasileiras atinentes ao ensino de Libras e uma análise de políticas públicas de educação inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID10175_TB3787_16042024013847.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA BAHIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "FABIOLA" "autor_email" => "fabiola.ribeiro@iced.ufpa.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }