PRODUÇÃO DE TEXTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS DESAFIOS VIVENCIADOS PELAS PROFESSORAS: O QUE REVELAM AS TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM DA UFPE, PUBLICADAS NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS?
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111560 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3796 "inscrito_id" => 1318 "titulo" => "PRODUÇÃO DE TEXTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS DESAFIOS VIVENCIADOS PELAS PROFESSORAS: O QUE REVELAM AS TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM DA UFPE, PUBLICADAS NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS?" "resumo" => "Esse artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que buscou analisar quais os desafios evidenciados nas práticas das professoras ao trabalhar com o eixo produção textual na escola, conforme resultados de teses e dissertações do Programa de pós-graduação em Educação e Linguagem da UFPE, e contribuir para as reflexões do ensino desse eixo na escola. Para o referencial teórico dialogamos com autores que discutem as teorias cognitivas da aprendizagem da produção textual Hayes e Flowers (1980); Schneuwly (1988), e autores que discutem a produção de texto na escola: Guerra (2010); Melo e Silva (2006); Leal e Albuquerque (2005). É uma pesquisa qualitativa utilizou os seguintes procedimentos metodológicos: 1) Levantamento bibliográfico no Repositório de teses e dissertações; 2) Leituras e análise dos estudos encontrados por meio de um quadro. Os resultados evidenciaram que a produção de texto ainda é um eixo com poucos estudos desenvolvidos no Programa de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, pois foram encontradas poucas pesquisas que abordassem diretamente o tema. O desafio mais recorrente abordado nos estudos sobre as práticas docentes analisadas foi o de desenvolver atividades em sala de aula de produção de texto com destinatários reais, sendo comum a produção textual apenas para correção escolar da escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1318_TB3796_21102024123135.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE MARQUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAYANE" "autor_email" => "daymarquesd@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111560 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3796 "inscrito_id" => 1318 "titulo" => "PRODUÇÃO DE TEXTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS DESAFIOS VIVENCIADOS PELAS PROFESSORAS: O QUE REVELAM AS TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM DA UFPE, PUBLICADAS NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS?" "resumo" => "Esse artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que buscou analisar quais os desafios evidenciados nas práticas das professoras ao trabalhar com o eixo produção textual na escola, conforme resultados de teses e dissertações do Programa de pós-graduação em Educação e Linguagem da UFPE, e contribuir para as reflexões do ensino desse eixo na escola. Para o referencial teórico dialogamos com autores que discutem as teorias cognitivas da aprendizagem da produção textual Hayes e Flowers (1980); Schneuwly (1988), e autores que discutem a produção de texto na escola: Guerra (2010); Melo e Silva (2006); Leal e Albuquerque (2005). É uma pesquisa qualitativa utilizou os seguintes procedimentos metodológicos: 1) Levantamento bibliográfico no Repositório de teses e dissertações; 2) Leituras e análise dos estudos encontrados por meio de um quadro. Os resultados evidenciaram que a produção de texto ainda é um eixo com poucos estudos desenvolvidos no Programa de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, pois foram encontradas poucas pesquisas que abordassem diretamente o tema. O desafio mais recorrente abordado nos estudos sobre as práticas docentes analisadas foi o de desenvolver atividades em sala de aula de produção de texto com destinatários reais, sendo comum a produção textual apenas para correção escolar da escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1318_TB3796_21102024123135.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE MARQUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAYANE" "autor_email" => "daymarquesd@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }