Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORT NCIA DA ACEITAÇÃO DA FAMÍLIA DE CRIANÇAS COM TEA NA ESCOLA AURELIANO, DISTRITO MACAÚBA, MUNICÍPIO DE ARAGUATINS-TO.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido objeto de crescente interesse e debate no contexto educacional. No entanto, uma variável fundamental que influencia esse processo e que merece atenção é a aceitação familiar. A escolha do tema se dá pela necessidade de compreender as dinâmicas sociais, culturais e educacionais que influenciam a aceitação familiar e, consequentemente, a inclusão escolar das crianças com TEA. Assim, o trabalho tem como objetivo investigar o impacto da aceitação familiar na inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola Aureliano, no Povoado Macaúba, Município de Araguatins-TO, visando compreender como esse fator influencia o processo educacional e social dessas crianças. Objetiva-se analisar o nível de aceitação familiar em relação a crianças com TEA e como isso reflete na experiência de inclusão escolar; identificar também os desafios enfrentados pelas famílias no processo de aceitação e apoio à criança com TEA na escola; e por fim, investigar os benefícios e impactos positivos da aceitação familiar na promoção da inclusão e no desenvolvimento da criança com TEA. É uma pesquisa qualitativa, básica, bibliográfica e de campo. Os principais teóricos utilizados para discussão e análise dos dados, contribuindo assim para uma compreensão mais ampla, tais como: Ribeiro e Sasseron (2017), Almeida (2010), Brasil (2008) e pesquisas atuais. Assim, espera-se que este estudo contribua significativamente para a compreensão dos desafios enfrentados pelas famílias de crianças com TEA na escola, assim como os benefícios que uma aceitação familiar pode trazer para o processo de inclusão. Vale ressaltar que a pesquisa ainda está em andamento e pretende fornecer visões valiosas sobre essa dinâmica e que possa subsidiar a elaboração de estratégias e políticas mais eficazes para promover uma educação inclusiva e de qualidade para todas as crianças, independentemente de suas características individuais.

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