Este trabalho teve como objeto de estudo a realidade escolar dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Câmpus Urupema do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O problema de pesquisa foi quais empecilhos os alunos do Proeja (Fundamental e Médio) do Câmpus Urupema do IFSC enfrentam para cursar o Proeja? Visando encontrar respostas para tal questionamento, estabeleceu-se o objetivo geral de compreender os desafios enfrentados pelos discentes do Câmpus Urupema para cursar o programa. No que tange aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa caracterizada como de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e delineamento de pesquisa de campo. Os sujeitos participantes foram 30 alunos do Proeja do Câmpus Urupema do IFSC. Os dados foram produzidos por meio de um questionário com questões abertas referentes ao perfil do alunos pesquisados. A análise de dados ocorreu por meio de alguns dos pressupostos da análise de conteúdo. Por fim, chegou-se à conclusão de que os desafios que os estudantes do câmpus pesquisado enfrentam para cursar o Proeja estão relacionados, sobretudo, às condições climáticas do município de Urupema; à conciliação entre trabalho e estudo pelos discentes; e a aspectos que dizem respeito ao processo de ensino-aprendizagem.