Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO POPULAR, BNCC E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS POSSÍVEIS POR UMA PEDAGOGIA INTERCULTURAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – (UEMS)

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação popular tem como sujeitos as classes populares, tanto que seu período de maior popularidade foi no de efervescência política propiciado pela repressão dos direitos civis e articulação dos movimentos sociais pelo fim do regime militar. O advento da propagação de uma ideologia ultraneoliberal, individualista e assistencialista em franca emergência desde o início do séc. XXI demonstra que os ideais de coletividade, perspectiva dos direitos humanos, civis, sociais e políticos precisam ser ecoados nas bases organizativas da sociedade civil, bem como retomar lugar nas escolas e instituições de ensino. O artigo em proposição, recorte de uma pesquisa maior, mas ainda em fases iniciais, busca as possibilidades trabalhadas pela ementa de Pedagogia intercultural da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), ofertada no município de Amambaí, em relação a temática endossada pelo pensador Paulo Freire. O estudo baseia-se, a priori, numa pesquisa bibliográfica com referenciais teóricos e metodológicos crítico-reflexivos, no intuito de observar a realidade para além das manifestações dos fenômenos, na intenção de compreendê-la na sua totalidade. Este artigo versa sobre a educação trabalhada na práxis verdadeira, que demanda uma ação constante sobre a realidade e a reflexão sobre esta ação. É refletido sobre como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) atua na pedagogia sob a perspectiva intercultural, pois os debates que construíram o curso versam sobre a atuação de pedagogas e pedagogos kaiowás e guaranis na educação básica, especialmente na educação infantil e na primeira etapa do ensino fundamental.

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