O presente trabalho propõe uma análise reflexiva sobre a relação dos estudantes do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, com manifestações artísticas urbanas como o “rap”, o “trap” e o “jam”. Sob esse aspecto, explorando como os alunos se expressam através dessas artes, será possível observar contextos sociais urbanos de maneira mais complexa, já que tal manifestação artística tem como alicerce a observação das realidades às quais os atores sociais estão envolvidos. Desse modo, partindo do pressuposto que o sujeito contemporâneo é constituído de suas experiências dentro do contexto urbano e cultural, buscamos explorar no ambiente escolar como os alunos utilizam essas expressões artísticas para expressar suas identidades e suas aspirações. Uma vez que, a partir dessas manifestações culturais, eles redefinem o que os ambientes urbanos e escolares representam e como esses espaços são experienciados por esses jovens. Dessa forma, esse trabalho tem sua fundamentação metodológica baseada em entrevistas com os estudantes, bem como a observação e análise dos materiais artísticos que os alunos produzem e consomem, buscando compreender, sob esse viés, o impacto dessas práticas na formação de suas identidades e na dinâmica escolar. Por fim, esse trabalho promove aos estudantes envolvidos um aporte teórico que os possibilita desenvolver uma visão mais crítica e sensível sobre o ambiente ao qual estão inseridos. Este trabalho é realizado por alunos do Grupo de Pesquisa DomTec do C. E. Dom Luciano em parceria com estudantes de Ciências Sociais da UFS.