A água é fundamental para a manutenção da vida e equilíbrio dos ecossistemas. No entanto, sua crescente escassez, no século XXI, tem sido considerada o problema ambiental mais grave da atualidade. A Educação Ambiental (EA) é uma proposta que estimula a reflexão crítica, a busca de soluções e a ação racional sobre os problemas socioambientais. Considerando a EA de forma permanente e cotidiana nas escolas, e que a mudança climática global terá um forte impacto no ciclo hidrológico das regiões semiáridas, verifica-se a importância da escola no processo de ensino e aprendizagem vivenciado por docentes e discentes sobre a temática recursos hídricos. Assim, a inserção da temática nos livros didáticos surge como um potencial promotor da transversalidade necessária para tratar questões ambientais. O presente estudo teve por objetivo mapear como o tema “Recursos hídricos e o semiárido” vem sendo abordado nos livros didáticos da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, utilizados no ensino médio das escolas públicas do município de Limoeiro do Norte - CE. A pesquisa ocorreu entre agosto/2023 e abril/2024, com metodologia de abordagem qualitativa com análise de conteúdo, no tratamento dos dados obtidos. O mapeamento evidenciou que o tema é apresentado de forma informativa, reduzida e superficial; não existe uma abordagem regional direcionada para a problemática dos recursos hídricos nas regiões semiáridas, ficando delegado ao professor a contextualização do tema; e, é relevante destacar que, os impactos das mudanças do clima já são uma realidade observada no aumento da frequência de eventos extremos como inundações e secas. Dessa forma, torna-se importante que a temática esteja presente na agenda escolar, exigindo o comprometimento da comunidade escolar e a parceria com as instituições de formação superior como ferramenta de desenvolvimento de uma EA crítica, participativa e que valorize o uso sustentável dos recursos naturais.