GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O KAHOOT! COMO RECURSO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
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Nesse contexto, recorreu-se ao Kahoot!, plataforma de aprendizado baseada em jogos, com o intuito de variar as metodologias e os recursos didáticos empregados no processo de ensino-aprendizagem a fim de aumentar o interesse e a participação dos alunos na disciplina de Geografia. O uso do Kahoot! aconteceu em turmas de diferentes cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), nos campi Catolé do Rocha e Picuí. Do ponto de vista metodológico, para a realização das atividades por meio do Kahoot!, foi necessário, inicialmente, conhecer bem o funcionamento da plataforma antes de utilizá-la junto aos estudantes. Posteriormente, buscou-se selecionar temas mais propícios, notadamente os que possibilitassem perguntas e respostas mais curtas, além da utilização de imagens, uma vez que os jogos ocorreram a partir das modalidades quiz e verdadeiro ou falso. 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