O tema da inclusão tem ganhado destaque, tanto no Brasil quanto no mundo, impulsionando debates sobre a urgência de construir uma sociedade mais equitativa e promover uma educação verdadeiramente inclusiva. Este artigo aborda sobre o processo de inserção de alunos com deficiência nas escolas de ensino regular e tem como propósito apresentar de maneira clara e objetiva a evolução histórica da luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Dentre os tópicos a serem aludidos, pontuaremos as etapas que a inclusão social atravessou ao longo da história, desde as primeiras iniciativas de reconhecimento e respeito até os avanços legislativos que fundamentam a inclusão escolar, como a Declaração de Salamanca e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ressaltando como tais instrumentos têm influenciado as políticas educacionais em diversos países. Além disso analisaremos a trajetória da educação inclusiva e seu impacto no desenvolvimento humano. A metodologia deste trabalho baseia-se em pesquisa bibliográfica, que permite uma análise das práticas de inclusão presentes no espaço educacional. Utilizando como referências teóricas, Sassaki (1997), Mazzottta (2001), Mantoan (2003), entre outros, buscamos fundamentar nossa abordagem e enriquecer o debate sobre inclusão escolar. Para concluir, verificamos que a inclusão escolar enfrenta uma série de desafios, que são permeados por diferentes aspectos e exigem abordagens abrangentes para serem superados. Urge uma mudança significativa não apenas no sistema e na estrutura educacional, mas também na concepção de inclusão por parte dos profissionais escolares e da sociedade em geral, na busca de uma inclusão coesa e justa para todos.