O Ensino de Química no âmbito da educação básica desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e crítico dos alunos. Ao conectar os conceitos teóricos às aplicações práticas do cotidiano, promove-se uma aprendizagem reflexiva, resultando em uma compreensão mais aprofundada e significativa da disciplina. Nesse contexto, esta ação temática teve como objetivo explorar o conceito de "soluções" entre estudantes do segundo ano do ensino médio da escola EEEP Paulo Barbosa Leite, localizada na cidade de Caririaçu-CE por meio de atividades experimentais interativas e problematizadoras utilizando produtos de uso cotidiano. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa, se caracterizando como um relato de experiência. A proposta didática foi desenhada a partir da perspectiva dos três momentos pedagógicos de Delizoicov et al. (2002). No momento da problematização inicial, os alunos foram questionados sobre o que sabiam sobre os conceitos relativos às soluções químicas, buscando estimular a reflexão crítica sobre o conteúdo. Por meio de questionamentos e debates, visou-se instigar o pensamento reflexivo e facilitar a construção coletiva do conhecimento químico. Na etapa subsequente, chamada de organização do conhecimento, os discentes foram orientados a conduzir uma prática investigativa, analisando, produtos comumente utilizados em seu cotidiano. O objetivo dessa análise foi examinar os aspectos teóricos, como a composição química e as interações entre os componentes, visando aprimorar sua compreensão dos conceitos relacionados às soluções químicas e suas características específicas. Na fase final, denominada de aplicação do conhecimento, os aprendizados foram sistematizados, estabelecendo-se conexões do conteúdo com novas situações problematizadoras presentes no contexto sociocultural do estudante. Assim, evidencia-se a relevância de incluir o PIBID nas instituições de ensino, visando apoiar a formação inicial dos professores de Química e o desenvolvimento de sua imagem como docentes. Isso garantirá que todas as escolas e professores, sem distinção de localização, tenham chances iguais de participar do PIBID.