A IMPORTÂNCIA DO PIBID NAS CIÊNCIAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113050 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5939 "inscrito_id" => 14697 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID NAS CIÊNCIAS" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do governo brasileiro destinada a promover a formação prática de estudantes de licenciatura em diversas áreas, incluindo as Ciências. Este programa desempenha um papel crucial na preparação dos futuros professores, oferecendo-lhes experiências práticas em sala de aula desde o início de sua formação acadêmica. O objetivo deste estudo é avaliar a contribuição do PIBID para a formação de professores de Ciências, analisando suas influências na qualidade do ensino e no desenvolvimento profissional dos bolsistas. Este estudo foi conduzido por meio de uma revisão de literatura abrangente, analisando artigos acadêmicos, relatórios institucionais e dissertações que abordam a implementação e os impactos do PIBID nas Ciências. Foram utilizadas bases de dados como Google Scholar, Scielo e CAPES para identificar estudos relevantes publicados nos últimos dez anos. Os dados foram sistematicamente revisados e sintetizados para identificar temas e padrões recorrentes. Os resultados indicam que o PIBID tem um impacto positivo significativo na formação de professores de Ciências. Os bolsistas relatam um aumento na confiança em sala de aula, desenvolvimento de habilidades pedagógicas e maior compreensão das teorias educacionais aplicadas à prática. Além disso, o programa contribui para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências nas escolas parceiras, promovendo práticas pedagógicas inovadoras e colaborativas. Este estudo conclui que o PIBID é uma ferramenta essencial para a formação de professores de Ciências, proporcionando experiências práticas valiosas e incentivando a adoção de metodologias de ensino eficazes. Para maximizar seus benefícios, recomenda-se a continuidade e expansão do programa, bem como a integração de feedback contínuo de todos os envolvidos para aprimorar suas práticas e resultados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14697_TB5939_16102024224120.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON DE OLIVEIRA CARDOZO" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "oanderson304@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113050 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5939 "inscrito_id" => 14697 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID NAS CIÊNCIAS" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do governo brasileiro destinada a promover a formação prática de estudantes de licenciatura em diversas áreas, incluindo as Ciências. Este programa desempenha um papel crucial na preparação dos futuros professores, oferecendo-lhes experiências práticas em sala de aula desde o início de sua formação acadêmica. O objetivo deste estudo é avaliar a contribuição do PIBID para a formação de professores de Ciências, analisando suas influências na qualidade do ensino e no desenvolvimento profissional dos bolsistas. Este estudo foi conduzido por meio de uma revisão de literatura abrangente, analisando artigos acadêmicos, relatórios institucionais e dissertações que abordam a implementação e os impactos do PIBID nas Ciências. Foram utilizadas bases de dados como Google Scholar, Scielo e CAPES para identificar estudos relevantes publicados nos últimos dez anos. Os dados foram sistematicamente revisados e sintetizados para identificar temas e padrões recorrentes. Os resultados indicam que o PIBID tem um impacto positivo significativo na formação de professores de Ciências. Os bolsistas relatam um aumento na confiança em sala de aula, desenvolvimento de habilidades pedagógicas e maior compreensão das teorias educacionais aplicadas à prática. Além disso, o programa contribui para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências nas escolas parceiras, promovendo práticas pedagógicas inovadoras e colaborativas. Este estudo conclui que o PIBID é uma ferramenta essencial para a formação de professores de Ciências, proporcionando experiências práticas valiosas e incentivando a adoção de metodologias de ensino eficazes. Para maximizar seus benefícios, recomenda-se a continuidade e expansão do programa, bem como a integração de feedback contínuo de todos os envolvidos para aprimorar suas práticas e resultados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14697_TB5939_16102024224120.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON DE OLIVEIRA CARDOZO" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "oanderson304@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }