ARAR A INVISIBILIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E IDOSOS PARA COMPREENDER A RE-EXISTÊNCIA DE DIREITOS HUMANOS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113209 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6203 "inscrito_id" => 3051 "titulo" => "ARAR A INVISIBILIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E IDOSOS PARA COMPREENDER A RE-EXISTÊNCIA DE DIREITOS HUMANOS." "resumo" => "Aborda este artigo o tema da invisibilidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos sob a perspectiva de negar os Direitos Humanos inobstante a existência de políticas públicas, que estão emaranhadas em uma teia de reformas educacionais do chamado Novo Ensino Médio (NEM). Estudos apontam para uma crise, enquanto a proposta oficial começa agora a ser delineada após a Conferência Nacional de Educação Básica (Coneb 2024). Delimita o problema de 2012 a 2022, período de desmonte das políticas federais para o EJA, quando deflagra o sucateamento deste segmento educacional, composto pela subcidadania/ralé, em termos sociológicos, passando pela reforma educacional Novo Ensino, até 2024. Diante deste quadro é preciso se buscar saídas, o que implica em descolonização e interseccionalidade de gênero, antirracismo e educação intercultural. ancorada no arcabouço legal e em uma teia de movimentos sociais, de aprendizagem ao longo da vida, por atos curriculares de re-existência. Tem como objetivo contribuir para alargar os debates para além do pragmatismo dos discursos oficiais e pensar caminhos para que se possa arar aprendizagem ao longo da vida como na seara dos Direitos Humanos, ancorada no arcabouço legal e em uma teia de movimentos sociais, de aprendizagem ao longo da vida e por atos curriculares de re-existência, como compromisso ético. Por fim, o ferramental teórico-metodológico este trabalho incorpora o sentido hermenêutico de compreender, revisitando o pensamento de RICOEUR e, em diálogo com alguns conceitos sociológicos elaborados por Jessé Souza, como ralé e subcidadania, visando esclarecer o sucateamento da educação pública no segmento mais vulnerável com atravessamentos de classe, raça e gênero, enquanto se busca levar em conta o pluralismo das singularidades históricas na esteira de Muniz Sodré, arando pelas sendas dos Direitos Humanos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3051_TB6203_27052024195333.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO JOSÉ DO NASCIMENTO SOUZA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joaojose.rio@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113209 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6203 "inscrito_id" => 3051 "titulo" => "ARAR A INVISIBILIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E IDOSOS PARA COMPREENDER A RE-EXISTÊNCIA DE DIREITOS HUMANOS." "resumo" => "Aborda este artigo o tema da invisibilidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos sob a perspectiva de negar os Direitos Humanos inobstante a existência de políticas públicas, que estão emaranhadas em uma teia de reformas educacionais do chamado Novo Ensino Médio (NEM). Estudos apontam para uma crise, enquanto a proposta oficial começa agora a ser delineada após a Conferência Nacional de Educação Básica (Coneb 2024). Delimita o problema de 2012 a 2022, período de desmonte das políticas federais para o EJA, quando deflagra o sucateamento deste segmento educacional, composto pela subcidadania/ralé, em termos sociológicos, passando pela reforma educacional Novo Ensino, até 2024. Diante deste quadro é preciso se buscar saídas, o que implica em descolonização e interseccionalidade de gênero, antirracismo e educação intercultural. ancorada no arcabouço legal e em uma teia de movimentos sociais, de aprendizagem ao longo da vida, por atos curriculares de re-existência. Tem como objetivo contribuir para alargar os debates para além do pragmatismo dos discursos oficiais e pensar caminhos para que se possa arar aprendizagem ao longo da vida como na seara dos Direitos Humanos, ancorada no arcabouço legal e em uma teia de movimentos sociais, de aprendizagem ao longo da vida e por atos curriculares de re-existência, como compromisso ético. Por fim, o ferramental teórico-metodológico este trabalho incorpora o sentido hermenêutico de compreender, revisitando o pensamento de RICOEUR e, em diálogo com alguns conceitos sociológicos elaborados por Jessé Souza, como ralé e subcidadania, visando esclarecer o sucateamento da educação pública no segmento mais vulnerável com atravessamentos de classe, raça e gênero, enquanto se busca levar em conta o pluralismo das singularidades históricas na esteira de Muniz Sodré, arando pelas sendas dos Direitos Humanos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3051_TB6203_27052024195333.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO JOSÉ DO NASCIMENTO SOUZA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joaojose.rio@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }