PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LIBRAS: O USO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO DESCRIÇÃO METODOLÓGICA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113449 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6534 "inscrito_id" => 17024 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LIBRAS: O USO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO DESCRIÇÃO METODOLÓGICA." "resumo" => "Este estudo buscou descrever as práticas pedagógicas, desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), do curso de Letras Libras da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Com o objetivo de descrever no ESO as práticas pedagógicas para o ensino de Libras no contexto de educação infantil na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o qual se propõe a promover a inclusão e a acessibilidade aos alunos. Pretendemos então, analisar que contribuições das práticas desenvolvidas nesse contexto e o quanto contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos, observar se as práticas pedagógicas empregadas auxiliaram no processo de aquisição da Libras. Além disso, abordaremos os conceitos sobre as práticas pedagógicas no ensino de Libras, o ESO como método de ensino de Libras no contexto do AEE. Para explanar os referenciais teóricos, utilizaremos Quadros; Karnopp (2004), Quadros (2019) que trata sobre os estudos linguísticos da Libras e aquisição da Língua, Lodi; Mélo; Fernandes (2015) práticas de ensino com foco na Surdez, De Oliveira (2014) a respeito dos métodos de avaliar o aluno da educação infantil através da observação e Lacerda (1999) acerca dos procedimentos metodológicos para construir práticas pedagógicas envolvendo a Libras em turmas com surdos e ouvintes.Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com observação e registro dos métodos utilizados nas práticas pedagógicas, também é um relato de experiência que visa descrever abordagens metodológicas para as práticas de ensino de uma língua sinalizada. Portanto, as observações acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas para o ensino de Libras, pudemos compreender como um método aplicável no contexto de AEE, assim sendo também corrobora para o ensino e aprendizagem dos alunos, suscitando seus aspectos identitários com sua língua de instrução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17024_TB6534_08062024132918.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DA COSTA FREIRE" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.freire@discente.ufra.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113449 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6534 "inscrito_id" => 17024 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LIBRAS: O USO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO DESCRIÇÃO METODOLÓGICA." "resumo" => "Este estudo buscou descrever as práticas pedagógicas, desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), do curso de Letras Libras da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Com o objetivo de descrever no ESO as práticas pedagógicas para o ensino de Libras no contexto de educação infantil na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o qual se propõe a promover a inclusão e a acessibilidade aos alunos. Pretendemos então, analisar que contribuições das práticas desenvolvidas nesse contexto e o quanto contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos, observar se as práticas pedagógicas empregadas auxiliaram no processo de aquisição da Libras. Além disso, abordaremos os conceitos sobre as práticas pedagógicas no ensino de Libras, o ESO como método de ensino de Libras no contexto do AEE. Para explanar os referenciais teóricos, utilizaremos Quadros; Karnopp (2004), Quadros (2019) que trata sobre os estudos linguísticos da Libras e aquisição da Língua, Lodi; Mélo; Fernandes (2015) práticas de ensino com foco na Surdez, De Oliveira (2014) a respeito dos métodos de avaliar o aluno da educação infantil através da observação e Lacerda (1999) acerca dos procedimentos metodológicos para construir práticas pedagógicas envolvendo a Libras em turmas com surdos e ouvintes.Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com observação e registro dos métodos utilizados nas práticas pedagógicas, também é um relato de experiência que visa descrever abordagens metodológicas para as práticas de ensino de uma língua sinalizada. Portanto, as observações acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas para o ensino de Libras, pudemos compreender como um método aplicável no contexto de AEE, assim sendo também corrobora para o ensino e aprendizagem dos alunos, suscitando seus aspectos identitários com sua língua de instrução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17024_TB6534_08062024132918.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DA COSTA FREIRE" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.freire@discente.ufra.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }