A democratização do acesso à educação superior é um tema crucial no contexto brasileiro, marcado por profundas desigualdades socioeconômicas e raciais. Este trabalho analisa o Programa Conexão Universitária, uma iniciativa local no município de Saquarema, que visa ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda. Alinhado com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Municipal de Educação (PME), o programa oferece bolsas de estudo, tutorias acadêmicas e apoio socioemocional, buscando não apenas garantir o ingresso dos estudantes no ensino superior, mas também assegurar sua permanência e sucesso acadêmico. O estudo baseia-se em uma revisão de literatura sobre políticas de ação afirmativa e programas de inclusão no Brasil, destacando a importância de tais iniciativas na promoção da igualdade de oportunidades. As teorias de Bourdieu e Tinto fornecem a estrutura teórica para compreender como o capital cultural e a integração social e acadêmica influenciam a trajetória dos estudantes no ensino superior. A avaliação crítica do Programa Conexão Universitária, realizada através de uma análise qualitativa de documentos institucionais e entrevistas com beneficiários, revela que, embora o programa tenha alcançado resultados positivos em termos de inclusão, ainda enfrenta desafios significativos. Entre eles estão a necessidade de maior financiamento e a resistência cultural dentro das instituições de ensino. Os resultados sugerem que programas como o Conexão Universitária são essenciais para a democratização do acesso à educação superior, mas devem ser constantemente aprimorados e apoiados por políticas públicas eficazes e sustentáveis. A colaboração entre governos, instituições de ensino e a comunidade é fundamental para superar as barreiras estruturais e culturais que ainda limitam a plena democratização do ensino superior no Brasil.