Artigo CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-020-2

LITERATURA BRASILEIRA, MÚSICA E ENSINO REMOTO: CRIAÇÃO ARTÍSTICA E ENSINO APRENDIZAGEM (EXPERIMENTOS METODOLÓGICOS COM UMA TURMA DE LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA)

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119367
    "edicao_id" => 375
    "trabalho_id" => 8120
    "inscrito_id" => 16911
    "titulo" => "LITERATURA BRASILEIRA, MÚSICA E ENSINO REMOTO: CRIAÇÃO ARTÍSTICA E ENSINO APRENDIZAGEM (EXPERIMENTOS METODOLÓGICOS COM UMA TURMA DE LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA)"
    "resumo" => "O distanciamento social, provocado pela pandemia de COVID-19, obrigou a adaptação do currículo das universidades à realidade do ensino remoto e à novos desafios metodológicos. Diante da necessidade de ministrar a disciplina de Literatura Brasileira II, para uma turma de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, da Universidade Federal Rural da Amazônia, cujo conteúdo programático versa sobre as estéticas literárias do Romantismo ao Simbolismo,, decidi que iria unir as duas profissões que desenvolvia, até então, separadamente: a docência em literatura e a arte de cantar e compor canções. Tomando por base as teorias da história da literatura foi planejada a criação de uma serie para internet com composições inéditas, inspiradas nos períodos que seriam trabalhados com a turma, para tanto utilizou-se como referencial teórico-metodológico os seguintes autores: Afrânio Coutinho; Antonio Candido; Massaud Moisés e Paulo Freire. O presente artigo se propõe a apresentar o desenvolvimento de todo o processo de produção dos episódios que serviram de base para as aulas remotas, bem como pretende expor os resultados obtidos, que foram da efetivação das aulas, ao lançamento de um livro-álbum lítero-musical, passando pela criação de uma série para o Youtube, possibilitando, assim, identificar o quanto o método foi, ao mesmo tempo, eficaz e inovador."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID16911_TB8120_28102024204547.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:27:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ELIAS PEREIRA HAGE"
    "autor_nome_curto" => "Elias Hage"
    "autor_email" => "jose.hage@ufra.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119367
    "edicao_id" => 375
    "trabalho_id" => 8120
    "inscrito_id" => 16911
    "titulo" => "LITERATURA BRASILEIRA, MÚSICA E ENSINO REMOTO: CRIAÇÃO ARTÍSTICA E ENSINO APRENDIZAGEM (EXPERIMENTOS METODOLÓGICOS COM UMA TURMA DE LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA)"
    "resumo" => "O distanciamento social, provocado pela pandemia de COVID-19, obrigou a adaptação do currículo das universidades à realidade do ensino remoto e à novos desafios metodológicos. Diante da necessidade de ministrar a disciplina de Literatura Brasileira II, para uma turma de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, da Universidade Federal Rural da Amazônia, cujo conteúdo programático versa sobre as estéticas literárias do Romantismo ao Simbolismo,, decidi que iria unir as duas profissões que desenvolvia, até então, separadamente: a docência em literatura e a arte de cantar e compor canções. Tomando por base as teorias da história da literatura foi planejada a criação de uma serie para internet com composições inéditas, inspiradas nos períodos que seriam trabalhados com a turma, para tanto utilizou-se como referencial teórico-metodológico os seguintes autores: Afrânio Coutinho; Antonio Candido; Massaud Moisés e Paulo Freire. O presente artigo se propõe a apresentar o desenvolvimento de todo o processo de produção dos episódios que serviram de base para as aulas remotas, bem como pretende expor os resultados obtidos, que foram da efetivação das aulas, ao lançamento de um livro-álbum lítero-musical, passando pela criação de uma série para o Youtube, possibilitando, assim, identificar o quanto o método foi, ao mesmo tempo, eficaz e inovador."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID16911_TB8120_28102024204547.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:27:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ELIAS PEREIRA HAGE"
    "autor_nome_curto" => "Elias Hage"
    "autor_email" => "jose.hage@ufra.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 375
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
        "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 375
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
        "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 244
                "edicao_id" => 375
                "codigo" => "978-65-5222-020-2"
                "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Entrela&ccedil;ando Saberes: Ensino e as Interse&ccedil;&otilde;es no Cen&aacute;rio Contempor&acirc;neo<br />\r\n
                  &Eacute; com grande entusiasmo que apresentamos o cap&iacute;tulo &ldquo;Ensino e suas Interse&ccedil;&otilde;es&rdquo;, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflex&atilde;o sobre as complexas intersec&ccedil;&otilde;es que moldam o campo educacional contempor&acirc;neo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o, o CONEDU, um dos mais importantes eventos cient&iacute;ficos da &aacute;rea no pa&iacute;s, os &nbsp;trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreens&atilde;o dos desafios e oportunidades que se apresentam &agrave; educa&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  A educa&ccedil;&atilde;o, como um campo em constante transforma&ccedil;&atilde;o, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos &agrave;s novas complexidades que surgem no cen&aacute;rio atual, marcado por profundas transforma&ccedil;&otilde;es sociais e tecnol&oacute;gicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste cap&iacute;tulo, buscamos compreender como esses fen&ocirc;menos interagem, desafiam e reconfiguram as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as trajet&oacute;rias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implica&ccedil;&otilde;es dessas interse&ccedil;&otilde;es para a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW"
                "conselho_editorial" => """
                  DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n
                  JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n
                  CEC&Iacute;LIA SANTOS SILVA<br />\r\n
                  GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n
                  &Aacute;QUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n
                  ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n
                  ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n
                  LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf"
                "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 244
                "edicao_id" => 375
                "codigo" => "978-65-5222-020-2"
                "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Entrela&ccedil;ando Saberes: Ensino e as Interse&ccedil;&otilde;es no Cen&aacute;rio Contempor&acirc;neo<br />\r\n
                  &Eacute; com grande entusiasmo que apresentamos o cap&iacute;tulo &ldquo;Ensino e suas Interse&ccedil;&otilde;es&rdquo;, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflex&atilde;o sobre as complexas intersec&ccedil;&otilde;es que moldam o campo educacional contempor&acirc;neo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o, o CONEDU, um dos mais importantes eventos cient&iacute;ficos da &aacute;rea no pa&iacute;s, os &nbsp;trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreens&atilde;o dos desafios e oportunidades que se apresentam &agrave; educa&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  A educa&ccedil;&atilde;o, como um campo em constante transforma&ccedil;&atilde;o, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos &agrave;s novas complexidades que surgem no cen&aacute;rio atual, marcado por profundas transforma&ccedil;&otilde;es sociais e tecnol&oacute;gicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste cap&iacute;tulo, buscamos compreender como esses fen&ocirc;menos interagem, desafiam e reconfiguram as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as trajet&oacute;rias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implica&ccedil;&otilde;es dessas interse&ccedil;&otilde;es para a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW"
                "conselho_editorial" => """
                  DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n
                  JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n
                  CEC&Iacute;LIA SANTOS SILVA<br />\r\n
                  GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n
                  &Aacute;QUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n
                  ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n
                  ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n
                  LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf"
                "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O distanciamento social, provocado pela pandemia de COVID-19, obrigou a adaptação do currículo das universidades à realidade do ensino remoto e à novos desafios metodológicos. Diante da necessidade de ministrar a disciplina de Literatura Brasileira II, para uma turma de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, da Universidade Federal Rural da Amazônia, cujo conteúdo programático versa sobre as estéticas literárias do Romantismo ao Simbolismo,, decidi que iria unir as duas profissões que desenvolvia, até então, separadamente: a docência em literatura e a arte de cantar e compor canções. Tomando por base as teorias da história da literatura foi planejada a criação de uma serie para internet com composições inéditas, inspiradas nos períodos que seriam trabalhados com a turma, para tanto utilizou-se como referencial teórico-metodológico os seguintes autores: Afrânio Coutinho; Antonio Candido; Massaud Moisés e Paulo Freire. O presente artigo se propõe a apresentar o desenvolvimento de todo o processo de produção dos episódios que serviram de base para as aulas remotas, bem como pretende expor os resultados obtidos, que foram da efetivação das aulas, ao lançamento de um livro-álbum lítero-musical, passando pela criação de uma série para o Youtube, possibilitando, assim, identificar o quanto o método foi, ao mesmo tempo, eficaz e inovador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.