O distanciamento social, provocado pela pandemia de COVID-19, obrigou a adaptação do currículo das universidades à realidade do ensino remoto e à novos desafios metodológicos. Diante da necessidade de ministrar a disciplina de Literatura Brasileira II, para uma turma de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, da Universidade Federal Rural da Amazônia, cujo conteúdo programático versa sobre as estéticas literárias do Romantismo ao Simbolismo,, decidi que iria unir as duas profissões que desenvolvia, até então, separadamente: a docência em literatura e a arte de cantar e compor canções. Tomando por base as teorias da história da literatura foi planejada a criação de uma serie para internet com composições inéditas, inspiradas nos períodos que seriam trabalhados com a turma, para tanto utilizou-se como referencial teórico-metodológico os seguintes autores: Afrânio Coutinho; Antonio Candido; Massaud Moisés e Paulo Freire. O presente artigo se propõe a apresentar o desenvolvimento de todo o processo de produção dos episódios que serviram de base para as aulas remotas, bem como pretende expor os resultados obtidos, que foram da efetivação das aulas, ao lançamento de um livro-álbum lítero-musical, passando pela criação de uma série para o Youtube, possibilitando, assim, identificar o quanto o método foi, ao mesmo tempo, eficaz e inovador.