ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGENS E IMPACTOS NA PRÁTICA EDUCATIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124812 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 2942 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGENS E IMPACTOS NA PRÁTICA EDUCATIVA" "resumo" => "Esta pesquisa é resultado do estágio que teve o objetivo de acompanhar a prática pedagógica na Educação Infantil. O estágio foi realizado em uma turma do Infantil 5, sob a orientação da professora regente da turma, que trouxe importantes contribuições sobre as atividades desenvolvidas. Avaliamos aspectos referentes ao ambiente escolar, espaço físico, alimentação, equipe escolar e a proposta pedagógica da instituição. Foram desenvolvidas diversas atividades e, ao longo delas, pudemos observar que a Educação Infantil é norteada por diversas leis que asseguram o desenvolvimento e o bem-estar do estudante, garantindo que o processo de ensinoaprendizagem seja de qualidade. A escola, campo de nossa pesquisa, é uma instituição privada localizada na cidade de Paulista, em Pernambuco. Ela funciona como escola e hotelzinho, com turmas de Berçário e Educação Infantil, nos turnos da manhã e tarde. A matriz da Educação Infantil segue a proposta da BNCC (2017) e as diretrizes da LDB (1996), com 200 dias letivos e 800 horas anuais. Os campos de aprendizagem ofertados na Educação Infantil são: Linguagem Oral e Escrita, Língua Inglesa, Corpo e Movimento, Educação Musical, Arte-Educação, Natureza e Sociedade, Matemática e Educação Cristã. Nas avaliações das turmas de Educação Infantil, o docente desempenha um papel fundamental no diagnóstico do desenvolvimento do educando, acompanhando todos os momentos de construção do conhecimento por meio de sua observação no dia a dia. Ao final de cada bimestre, o docente elabora um relatório avaliativo, junto à Equipe Pedagógica, identificando a evolução individual e coletiva da criança em sala de aula. O estágio na Educação Infantil é uma experiência diferente e complexa. A partir dessa vivência, foi possível ressignificar os conteúdos aprendidos no espaço acadêmico e desenvolver ainda mais empatia por todos ao meu redor, promovendo um crescimento pessoal e profissional. Assim, pude ter um olhar mais profundo sobre a Pedagogia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2942_TB58_21102025083608.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELE CORREIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRIELE" "autor_email" => "andriele048@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE SAÚDE DE PAULISTA (FASUP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124812 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 2942 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGENS E IMPACTOS NA PRÁTICA EDUCATIVA" "resumo" => "Esta pesquisa é resultado do estágio que teve o objetivo de acompanhar a prática pedagógica na Educação Infantil. O estágio foi realizado em uma turma do Infantil 5, sob a orientação da professora regente da turma, que trouxe importantes contribuições sobre as atividades desenvolvidas. Avaliamos aspectos referentes ao ambiente escolar, espaço físico, alimentação, equipe escolar e a proposta pedagógica da instituição. Foram desenvolvidas diversas atividades e, ao longo delas, pudemos observar que a Educação Infantil é norteada por diversas leis que asseguram o desenvolvimento e o bem-estar do estudante, garantindo que o processo de ensinoaprendizagem seja de qualidade. A escola, campo de nossa pesquisa, é uma instituição privada localizada na cidade de Paulista, em Pernambuco. Ela funciona como escola e hotelzinho, com turmas de Berçário e Educação Infantil, nos turnos da manhã e tarde. A matriz da Educação Infantil segue a proposta da BNCC (2017) e as diretrizes da LDB (1996), com 200 dias letivos e 800 horas anuais. Os campos de aprendizagem ofertados na Educação Infantil são: Linguagem Oral e Escrita, Língua Inglesa, Corpo e Movimento, Educação Musical, Arte-Educação, Natureza e Sociedade, Matemática e Educação Cristã. Nas avaliações das turmas de Educação Infantil, o docente desempenha um papel fundamental no diagnóstico do desenvolvimento do educando, acompanhando todos os momentos de construção do conhecimento por meio de sua observação no dia a dia. Ao final de cada bimestre, o docente elabora um relatório avaliativo, junto à Equipe Pedagógica, identificando a evolução individual e coletiva da criança em sala de aula. O estágio na Educação Infantil é uma experiência diferente e complexa. A partir dessa vivência, foi possível ressignificar os conteúdos aprendidos no espaço acadêmico e desenvolver ainda mais empatia por todos ao meu redor, promovendo um crescimento pessoal e profissional. Assim, pude ter um olhar mais profundo sobre a Pedagogia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2942_TB58_21102025083608.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELE CORREIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRIELE" "autor_email" => "andriele048@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE SAÚDE DE PAULISTA (FASUP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }