APRENDIZADOS NO TERREIRO: OFICINAS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS PARA O EMPODERAMENTO ANCESTRAL
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Por meio de oficinas de leitura e interpretação de textos, com o apoio e acompanhamento do sacerdote responsável, o trabalho teve como objetivo aprimorar as competências leitoras das crianças participantes, utilizando uma variedade de textos (histórias, lendas, ìtàs, músicas e tradições da cultura africana). As atividades também promoveram reflexões sobre os desafios vivenciados pela comunidade local, contribuindo para o empoderamento social e ancestral. As estratégias implementadas incluíram: convite às crianças e suas famílias; recepção dos participantes com cantos e práticas ancestrais; roda de leitura com livros pré-selecionados e leitura em voz alta; promoção de círculos de discussão voltados à compreensão leitora; e criação de um mural para registro das experiências vividas nas oficinas. Adotando uma abordagem contracolonial, fundamentada na Pedagogia da Circularidade (FERREIRA, 2021), o estudo apresentou diferentes epistemologias negro-brasileiras e evidenciou outras cosmologias. A aproximação com temas do cotidiano buscou incluir saberes afrorreferenciados inspirados nas práticas do terreiro (RUFINO, 2019). Para além dos objetivos acadêmicos, relatos de familiares apontaram a relevância das atividades e o crescente interesse pelas histórias ancestrais, o que motivou a elaboração de um material educativo para a comunidade, com base nas literaturas utilizadas, visando à divulgação e ampliação dos saberes partilhados." 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