A DIVERSIDADE DOS INSETOS: CRIANDO ESPAÇO PARA TODOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124936 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 376 "inscrito_id" => 3120 "titulo" => "A DIVERSIDADE DOS INSETOS: CRIANDO ESPAÇO PARA TODOS" "resumo" => "O projeto desenvolvido com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Domingos Perdigão, em Pinheiro-MA, teve como objetivo conscientizá-los sobre a importância ecológica e econômica dos insetos, promovendo uma educação ambiental inclusiva. A abordagem metodológica incluiu uma apresentação teórica, um quiz interativo, uma exposição de modelos de insetos confeccionados à mão e um mural fotográfico com diversas espécies. A biodiversidade dos insetos é essencial para os ecossistemas, pois eles desempenham funções vitais, como polinização, decomposição e controle biológico de pragas. Dessa forma, a iniciativa buscou modificar a percepção dos alunos, incentivando uma postura mais consciente sobre a preservação desses insetos. O projeto foi estruturado com base em metodologias ativas, priorizando a participação direta dos estudantes no processo de aprendizagem. A combinação de atividades teóricas e práticas proporcionou uma experiência educativa dinâmica e interdisciplinar. Os resultados demonstraram um aumento significativo na compreensão do papel ecológico dos insetos. Antes das atividades, muitos alunos manifestavam aversão e desconhecimento sobre sua importância. No entanto, após a experiência, observou-se uma mudança perceptível em suas atitudes, com maior valorização desses organismos e reconhecimento de sua relevância ambiental. A adoção de metodologias participativas favoreceu o engajamento e a aprendizagem significativa. O quiz interativo e a exposição de modelos despertaram o interesse dos alunos, tornando o processo mais envolvente. Além disso, a abordagem inclusiva garantiu a participação de todos, promovendo habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico. Por fim, muitos estudantes relataram mudanças na percepção sobre os insetos e demonstraram interesse em compartilhar o conhecimento adquirido. Assim, os resultados reforçaram a importância da educação ambiental como estratégia para a preservação da biodiversidade e o estímulo a atitudes sustentáveis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3120_TB376_30102025223244.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÂMELA RAYSSA ALMEIDA FERRAZ" "autor_nome_curto" => "PÂMELA" "autor_email" => "pamelaferraz380@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124936 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 376 "inscrito_id" => 3120 "titulo" => "A DIVERSIDADE DOS INSETOS: CRIANDO ESPAÇO PARA TODOS" "resumo" => "O projeto desenvolvido com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Domingos Perdigão, em Pinheiro-MA, teve como objetivo conscientizá-los sobre a importância ecológica e econômica dos insetos, promovendo uma educação ambiental inclusiva. A abordagem metodológica incluiu uma apresentação teórica, um quiz interativo, uma exposição de modelos de insetos confeccionados à mão e um mural fotográfico com diversas espécies. A biodiversidade dos insetos é essencial para os ecossistemas, pois eles desempenham funções vitais, como polinização, decomposição e controle biológico de pragas. Dessa forma, a iniciativa buscou modificar a percepção dos alunos, incentivando uma postura mais consciente sobre a preservação desses insetos. O projeto foi estruturado com base em metodologias ativas, priorizando a participação direta dos estudantes no processo de aprendizagem. A combinação de atividades teóricas e práticas proporcionou uma experiência educativa dinâmica e interdisciplinar. Os resultados demonstraram um aumento significativo na compreensão do papel ecológico dos insetos. Antes das atividades, muitos alunos manifestavam aversão e desconhecimento sobre sua importância. No entanto, após a experiência, observou-se uma mudança perceptível em suas atitudes, com maior valorização desses organismos e reconhecimento de sua relevância ambiental. A adoção de metodologias participativas favoreceu o engajamento e a aprendizagem significativa. O quiz interativo e a exposição de modelos despertaram o interesse dos alunos, tornando o processo mais envolvente. Além disso, a abordagem inclusiva garantiu a participação de todos, promovendo habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico. Por fim, muitos estudantes relataram mudanças na percepção sobre os insetos e demonstraram interesse em compartilhar o conhecimento adquirido. Assim, os resultados reforçaram a importância da educação ambiental como estratégia para a preservação da biodiversidade e o estímulo a atitudes sustentáveis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3120_TB376_30102025223244.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÂMELA RAYSSA ALMEIDA FERRAZ" "autor_nome_curto" => "PÂMELA" "autor_email" => "pamelaferraz380@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }