Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DIVERSIDADE DOS INSETOS: CRIANDO ESPAÇO PARA TODOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124936
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 376
    "inscrito_id" => 3120
    "titulo" => "A DIVERSIDADE DOS INSETOS: CRIANDO ESPAÇO PARA TODOS"
    "resumo" => "O projeto desenvolvido com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Domingos Perdigão, em Pinheiro-MA, teve como objetivo conscientizá-los sobre a importância ecológica e econômica dos insetos, promovendo uma educação ambiental inclusiva. A abordagem metodológica incluiu uma apresentação teórica, um quiz interativo, uma exposição de modelos de insetos confeccionados à mão e um mural fotográfico com diversas espécies. A biodiversidade dos insetos é essencial para os ecossistemas, pois eles desempenham funções vitais, como polinização, decomposição e controle biológico de pragas. Dessa forma, a iniciativa buscou modificar a percepção dos alunos, incentivando uma postura mais consciente sobre a preservação desses insetos. O projeto foi estruturado com base em metodologias ativas, priorizando a participação direta dos estudantes no processo de aprendizagem. A combinação de atividades teóricas e práticas proporcionou uma experiência educativa dinâmica e interdisciplinar. Os resultados demonstraram um aumento significativo na compreensão do papel ecológico dos insetos. Antes das atividades, muitos alunos manifestavam aversão e desconhecimento sobre sua importância. No entanto, após a experiência, observou-se uma mudança perceptível em suas atitudes, com maior valorização desses organismos e reconhecimento de sua relevância ambiental. A adoção de metodologias participativas favoreceu o engajamento e a aprendizagem significativa. O quiz interativo e a exposição de modelos despertaram o interesse dos alunos, tornando o processo mais envolvente. Além disso, a abordagem inclusiva garantiu a participação de todos, promovendo habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico. Por fim, muitos estudantes relataram mudanças na percepção sobre os insetos e demonstraram interesse em compartilhar o conhecimento adquirido. Assim, os resultados reforçaram a importância da educação ambiental como estratégia para a preservação da biodiversidade e o estímulo a atitudes sustentáveis."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3120_TB376_30102025223244.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÂMELA RAYSSA ALMEIDA FERRAZ"
    "autor_nome_curto" => "PÂMELA"
    "autor_email" => "pamelaferraz380@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124936
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 376
    "inscrito_id" => 3120
    "titulo" => "A DIVERSIDADE DOS INSETOS: CRIANDO ESPAÇO PARA TODOS"
    "resumo" => "O projeto desenvolvido com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Domingos Perdigão, em Pinheiro-MA, teve como objetivo conscientizá-los sobre a importância ecológica e econômica dos insetos, promovendo uma educação ambiental inclusiva. A abordagem metodológica incluiu uma apresentação teórica, um quiz interativo, uma exposição de modelos de insetos confeccionados à mão e um mural fotográfico com diversas espécies. A biodiversidade dos insetos é essencial para os ecossistemas, pois eles desempenham funções vitais, como polinização, decomposição e controle biológico de pragas. Dessa forma, a iniciativa buscou modificar a percepção dos alunos, incentivando uma postura mais consciente sobre a preservação desses insetos. O projeto foi estruturado com base em metodologias ativas, priorizando a participação direta dos estudantes no processo de aprendizagem. A combinação de atividades teóricas e práticas proporcionou uma experiência educativa dinâmica e interdisciplinar. Os resultados demonstraram um aumento significativo na compreensão do papel ecológico dos insetos. Antes das atividades, muitos alunos manifestavam aversão e desconhecimento sobre sua importância. No entanto, após a experiência, observou-se uma mudança perceptível em suas atitudes, com maior valorização desses organismos e reconhecimento de sua relevância ambiental. A adoção de metodologias participativas favoreceu o engajamento e a aprendizagem significativa. O quiz interativo e a exposição de modelos despertaram o interesse dos alunos, tornando o processo mais envolvente. Além disso, a abordagem inclusiva garantiu a participação de todos, promovendo habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico. Por fim, muitos estudantes relataram mudanças na percepção sobre os insetos e demonstraram interesse em compartilhar o conhecimento adquirido. Assim, os resultados reforçaram a importância da educação ambiental como estratégia para a preservação da biodiversidade e o estímulo a atitudes sustentáveis."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3120_TB376_30102025223244.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÂMELA RAYSSA ALMEIDA FERRAZ"
    "autor_nome_curto" => "PÂMELA"
    "autor_email" => "pamelaferraz380@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto desenvolvido com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Domingos Perdigão, em Pinheiro-MA, teve como objetivo conscientizá-los sobre a importância ecológica e econômica dos insetos, promovendo uma educação ambiental inclusiva. A abordagem metodológica incluiu uma apresentação teórica, um quiz interativo, uma exposição de modelos de insetos confeccionados à mão e um mural fotográfico com diversas espécies. A biodiversidade dos insetos é essencial para os ecossistemas, pois eles desempenham funções vitais, como polinização, decomposição e controle biológico de pragas. Dessa forma, a iniciativa buscou modificar a percepção dos alunos, incentivando uma postura mais consciente sobre a preservação desses insetos. O projeto foi estruturado com base em metodologias ativas, priorizando a participação direta dos estudantes no processo de aprendizagem. A combinação de atividades teóricas e práticas proporcionou uma experiência educativa dinâmica e interdisciplinar. Os resultados demonstraram um aumento significativo na compreensão do papel ecológico dos insetos. Antes das atividades, muitos alunos manifestavam aversão e desconhecimento sobre sua importância. No entanto, após a experiência, observou-se uma mudança perceptível em suas atitudes, com maior valorização desses organismos e reconhecimento de sua relevância ambiental. A adoção de metodologias participativas favoreceu o engajamento e a aprendizagem significativa. O quiz interativo e a exposição de modelos despertaram o interesse dos alunos, tornando o processo mais envolvente. Além disso, a abordagem inclusiva garantiu a participação de todos, promovendo habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico. Por fim, muitos estudantes relataram mudanças na percepção sobre os insetos e demonstraram interesse em compartilhar o conhecimento adquirido. Assim, os resultados reforçaram a importância da educação ambiental como estratégia para a preservação da biodiversidade e o estímulo a atitudes sustentáveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.