O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PARFOR: DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO CURSO DE LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA PAUTADA NA ESTRUTURA ACADÊMICA E NA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124973 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 445 "inscrito_id" => 2386 "titulo" => "O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PARFOR: DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO CURSO DE LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA PAUTADA NA ESTRUTURA ACADÊMICA E NA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA" "resumo" => "O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar a estrutura acadêmica e a organização pedagógica do Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa do Plano Nacional de Formação de professoras/es – PARFOR, de uma universidade pública de ensino do interior do estado da Bahia-Brasil. O ponto de partida deste trabalho foi a observação e a identificação de informações e dados constantes no Projeto Pedagógico Curricular do Curso (PPC) para também apresentar um panorama administrativo e didático-pedagógico. A investigação é de natureza analítico-descritiva e de abordagem qualitativa. A técnica metodológica adotada foi a análise documental sendo o PPC, os documentos institucionais e os relatórios técnicos as principais fontes de produção de dados, as quais viabilizaram a obtenção de informações referentes a aspectos acadêmicos, administrativos, de perfil das/dos discentes e das/dos docentes, de organização curricular e de aspectos didático-pedagógicos. Os dados e as informações produzidas por meio do Projeto Pedagógico Curricular, dos documentos e dos relatórios foram analisadas e discutidas qualiquantitativamente. Os resultados da pesquisa contribuíram para um maior delineamento e uma compreensão mais ampliada e aprofundada de particularidades que caracterizam o Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa do PARFOR e possibilitaram o conhecimento de dados e informações relacionados a sua concepção, organização e desenvolvimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2386_TB445_23102025220249.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEYDSON DA PAIXÃO TAVARES" "autor_nome_curto" => "GLEYDSON" "autor_email" => "guedo@uesc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124973 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 445 "inscrito_id" => 2386 "titulo" => "O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PARFOR: DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO CURSO DE LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA PAUTADA NA ESTRUTURA ACADÊMICA E NA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA" "resumo" => "O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar a estrutura acadêmica e a organização pedagógica do Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa do Plano Nacional de Formação de professoras/es – PARFOR, de uma universidade pública de ensino do interior do estado da Bahia-Brasil. O ponto de partida deste trabalho foi a observação e a identificação de informações e dados constantes no Projeto Pedagógico Curricular do Curso (PPC) para também apresentar um panorama administrativo e didático-pedagógico. A investigação é de natureza analítico-descritiva e de abordagem qualitativa. A técnica metodológica adotada foi a análise documental sendo o PPC, os documentos institucionais e os relatórios técnicos as principais fontes de produção de dados, as quais viabilizaram a obtenção de informações referentes a aspectos acadêmicos, administrativos, de perfil das/dos discentes e das/dos docentes, de organização curricular e de aspectos didático-pedagógicos. Os dados e as informações produzidas por meio do Projeto Pedagógico Curricular, dos documentos e dos relatórios foram analisadas e discutidas qualiquantitativamente. Os resultados da pesquisa contribuíram para um maior delineamento e uma compreensão mais ampliada e aprofundada de particularidades que caracterizam o Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa do PARFOR e possibilitaram o conhecimento de dados e informações relacionados a sua concepção, organização e desenvolvimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2386_TB445_23102025220249.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEYDSON DA PAIXÃO TAVARES" "autor_nome_curto" => "GLEYDSON" "autor_email" => "guedo@uesc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }