APRENDIZADO INTERATIVO DE ELETRÔNICA DIGITAL: USO DO ARDUINO E PROGRAMAÇÃO EM UM AMBIENTE VIRTUAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124989 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 488 "inscrito_id" => 6137 "titulo" => "APRENDIZADO INTERATIVO DE ELETRÔNICA DIGITAL: USO DO ARDUINO E PROGRAMAÇÃO EM UM AMBIENTE VIRTUAL" "resumo" => "Este artigo propõe intervenções para melhorar o ensino de eletrônica digital, utilizando o Arduino e a programação. A proposta central é a criação de um site interativo abrangendo desde conceitos básicos até o desenvolvimento avançado de códigos, proporcionando aos alunos uma jornada de aprendizado contínua e autônoma. Este recurso servirá como guia para as práticas laboratoriais, permitindo que os estudantes utilizem os componentes elétricos com maior eficácia e segurança. O site não apenas oferecerá informações teóricas, mas também incentivará a aplicação prática do conhecimento, com tutoriais detalhados, exemplos de projetos e fóruns de discussão. Desta forma, os alunos poderão não apenas aprimorar suas habilidades em eletrônica digital, mas também evitar possíveis danos aos componentes elétricos, promovendo um ambiente de aprendizado seguro e eficaz. Para fazer isso, inicialmente, foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica acerca de circuitos elétricos e eletrônicos, circuitos lógicos, programação de computadores, arduíno e construção de páginas web, seguido da utilização de formulários no Google Forms, a fim de identificar as dificuldades dos alunos. Com isso, visamos aprimorar seu domínio sobre o Arduino e a programação, essenciais para seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Essa abordagem integrada entre ensino, programação e tecnologia ofereceu uma solução prática e acessível para os desafios enfrentados pelos alunos. Uma vez que o site traz os materiais de modo mais fácil e acessível aos alunos. Espera-se que esta proposta não apenas melhore a compreensão dos alunos sobre os conceitos de eletrônica digital, mas também os capacite para enfrentar desafios futuros no campo da tecnologia de forma mais confiante e preparada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6137_TB488_30102025131058.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÁVILA GABRIELA CASSIANO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DÁVILA GABRIELA" "autor_email" => "davila.gabriela@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124989 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 488 "inscrito_id" => 6137 "titulo" => "APRENDIZADO INTERATIVO DE ELETRÔNICA DIGITAL: USO DO ARDUINO E PROGRAMAÇÃO EM UM AMBIENTE VIRTUAL" "resumo" => "Este artigo propõe intervenções para melhorar o ensino de eletrônica digital, utilizando o Arduino e a programação. A proposta central é a criação de um site interativo abrangendo desde conceitos básicos até o desenvolvimento avançado de códigos, proporcionando aos alunos uma jornada de aprendizado contínua e autônoma. Este recurso servirá como guia para as práticas laboratoriais, permitindo que os estudantes utilizem os componentes elétricos com maior eficácia e segurança. O site não apenas oferecerá informações teóricas, mas também incentivará a aplicação prática do conhecimento, com tutoriais detalhados, exemplos de projetos e fóruns de discussão. Desta forma, os alunos poderão não apenas aprimorar suas habilidades em eletrônica digital, mas também evitar possíveis danos aos componentes elétricos, promovendo um ambiente de aprendizado seguro e eficaz. Para fazer isso, inicialmente, foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica acerca de circuitos elétricos e eletrônicos, circuitos lógicos, programação de computadores, arduíno e construção de páginas web, seguido da utilização de formulários no Google Forms, a fim de identificar as dificuldades dos alunos. Com isso, visamos aprimorar seu domínio sobre o Arduino e a programação, essenciais para seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Essa abordagem integrada entre ensino, programação e tecnologia ofereceu uma solução prática e acessível para os desafios enfrentados pelos alunos. Uma vez que o site traz os materiais de modo mais fácil e acessível aos alunos. Espera-se que esta proposta não apenas melhore a compreensão dos alunos sobre os conceitos de eletrônica digital, mas também os capacite para enfrentar desafios futuros no campo da tecnologia de forma mais confiante e preparada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6137_TB488_30102025131058.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÁVILA GABRIELA CASSIANO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DÁVILA GABRIELA" "autor_email" => "davila.gabriela@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }