Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS DE VIDA: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFNMG - CAMPUS SALINAS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128509
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8607
    "inscrito_id" => 6142
    "titulo" => "NARRATIVAS DE VIDA: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFNMG - CAMPUS SALINAS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL"
    "resumo" => "Este estudo explora a evolução e o impacto do ensino agrícola no Brasil, com foco na história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Salinas e em seu Curso Técnico em Agropecuária (CTA). Nosso trabalho consiste em interpretar as memórias de formação de ex-estudantes do CTA do IFNMG – Campus Salinas, buscando compreender como essa formação impactou suas trajetórias de vida. O estudo se fundamenta nos campos da memória (Halbwachs, 2006), história oral (Portelli, 2016), história da educação (Romanelli, 1978) e da história da educação rural (Sobral, 2009). Adotamos uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas – narrativas orais de histórias de vida – com ex-alunos do CTA/IFNMG – Campus Salinas. Suas evocações foram essenciais para compreendermos como as políticas públicas e as transformações socioeconômicas moldaram essa modalidade de ensino. Os resultados indicam que o Curso Técnico em Agropecuária do IFNMG - Campus Salinas, desde suas origens como Escola de Iniciação Agrícola, desempenhou um papel crucial na qualificação da mão de obra rural, no fortalecimento das dinâmicas agrárias locais e na superação de estigmas sociais. O sistema "Escola-Fazenda" e o internato são destacados como elementos fundamentais que, ao integrar teoria e prática e promover a convivência, contribuíram para a formação de profissionais e cidadãos críticos. Esses egressos foram capazes de transformar as suas realidades, e consequentemente, de Salinas e do Vale do Jequitinhonha, impulsionando o desenvolvimento regional e a ascensão socioeconômica, mesmo diante de desafios históricos como a Revolução Verde e a expansão da monocultura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6142_TB8607_30102025094031.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍLIAN GLEISIA ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LÍLIAN GLEISIA"
    "autor_email" => "liliangleisiasantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128509
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8607
    "inscrito_id" => 6142
    "titulo" => "NARRATIVAS DE VIDA: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFNMG - CAMPUS SALINAS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL"
    "resumo" => "Este estudo explora a evolução e o impacto do ensino agrícola no Brasil, com foco na história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Salinas e em seu Curso Técnico em Agropecuária (CTA). Nosso trabalho consiste em interpretar as memórias de formação de ex-estudantes do CTA do IFNMG – Campus Salinas, buscando compreender como essa formação impactou suas trajetórias de vida. O estudo se fundamenta nos campos da memória (Halbwachs, 2006), história oral (Portelli, 2016), história da educação (Romanelli, 1978) e da história da educação rural (Sobral, 2009). Adotamos uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas – narrativas orais de histórias de vida – com ex-alunos do CTA/IFNMG – Campus Salinas. Suas evocações foram essenciais para compreendermos como as políticas públicas e as transformações socioeconômicas moldaram essa modalidade de ensino. Os resultados indicam que o Curso Técnico em Agropecuária do IFNMG - Campus Salinas, desde suas origens como Escola de Iniciação Agrícola, desempenhou um papel crucial na qualificação da mão de obra rural, no fortalecimento das dinâmicas agrárias locais e na superação de estigmas sociais. O sistema "Escola-Fazenda" e o internato são destacados como elementos fundamentais que, ao integrar teoria e prática e promover a convivência, contribuíram para a formação de profissionais e cidadãos críticos. Esses egressos foram capazes de transformar as suas realidades, e consequentemente, de Salinas e do Vale do Jequitinhonha, impulsionando o desenvolvimento regional e a ascensão socioeconômica, mesmo diante de desafios históricos como a Revolução Verde e a expansão da monocultura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6142_TB8607_30102025094031.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍLIAN GLEISIA ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LÍLIAN GLEISIA"
    "autor_email" => "liliangleisiasantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo explora a evolução e o impacto do ensino agrícola no Brasil, com foco na história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Salinas e em seu Curso Técnico em Agropecuária (CTA). Nosso trabalho consiste em interpretar as memórias de formação de ex-estudantes do CTA do IFNMG – Campus Salinas, buscando compreender como essa formação impactou suas trajetórias de vida. O estudo se fundamenta nos campos da memória (Halbwachs, 2006), história oral (Portelli, 2016), história da educação (Romanelli, 1978) e da história da educação rural (Sobral, 2009). Adotamos uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas – narrativas orais de histórias de vida – com ex-alunos do CTA/IFNMG – Campus Salinas. Suas evocações foram essenciais para compreendermos como as políticas públicas e as transformações socioeconômicas moldaram essa modalidade de ensino. Os resultados indicam que o Curso Técnico em Agropecuária do IFNMG - Campus Salinas, desde suas origens como Escola de Iniciação Agrícola, desempenhou um papel crucial na qualificação da mão de obra rural, no fortalecimento das dinâmicas agrárias locais e na superação de estigmas sociais. O sistema "Escola-Fazenda" e o internato são destacados como elementos fundamentais que, ao integrar teoria e prática e promover a convivência, contribuíram para a formação de profissionais e cidadãos críticos. Esses egressos foram capazes de transformar as suas realidades, e consequentemente, de Salinas e do Vale do Jequitinhonha, impulsionando o desenvolvimento regional e a ascensão socioeconômica, mesmo diante de desafios históricos como a Revolução Verde e a expansão da monocultura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.