Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PIBID DANÇA E A LEI N.º 10.639/2003: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA ATRAVÉS DAS DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho elucida o processo de criação em dança realizado no ano de 2023 por bolsistas e supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba. As atividades foram realizadas na Escola Municipal do Ensino Fundamental Dom Hélder Câmara, localizada no bairro Valentina de Figueiredo, região periférica da cidade de João Pessoa. Para o desenvolvimento deste processo investigativo de construção coreográfica, tivemos como fio condutor a Lei n.º 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica de todo o país. Nesse sentido, o presente trabalho se sustenta nas perspectivas abordadas por autores como, Chimamanda Ngozi Adichie (2019), Antonio Bispo (2023), Isabel Marques (2007) e Ernst Fischer (1987), compartilhando assim, importantes resultados e abordagens artístico-pedagógicas no/para o contexto educacional que reverberam dentro e fora dos muros da escola, bem como discutindo e refletindo sobre a importância da inserção dos licenciandos em Dança na educação formal por meio do PIBID, o que contribui para a formação de futuros docentes de dança. Por fim, ressaltamos a importância da Lei n.º 10.639/2003 na busca por uma valorização e reconhecimento de manifestações artístico-culturais afro-brasileiras, aproximando-as do cotidiano escolar, compreendendo que a dança pode atuar como instrumento de fortalecimento de uma educação antirracista.

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