O PLANEJAMENTO COMO AÇÃO DELIBERADA DO ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES SOBRE O PEI
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125097 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 709 "inscrito_id" => 6610 "titulo" => "O PLANEJAMENTO COMO AÇÃO DELIBERADA DO ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES SOBRE O PEI" "resumo" => "O planejamento educacional é uma prática essencial na organização e direcionamento dos processos de ensino e aprendizagem. Na Educação Especial, esse planejamento assume um papel estratégico no sentido de possibilitar a adaptação curricular e promover a equidade no ensino. Entre os principais instrumentos que viabilizam essa adequação, o Plano Educacional Individualizado (PEI) orienta essa proposta de ensino personalizado favorecendo a inclusão de estudantes que são público-alvo da Educação Especial e estão matriculados no ensino regular. A partir desse entendimento, este trabalho traz a seguinte questão problema: como o planejamento contribui para a construção de estratégias pedagógicas e para a organização do ensino na Educação Especial, considerando a implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI)? A fim de atender a esse questionamento, este estudo apresenta como objetivo geral: discutir, com base em uma revisão bibliográfica, a importância do planejamento para a construção de estratégias e para a organização do ensino na Educação Especial. A presente pesquisa é de caráter qualitativo e bibliográfico e fundamenta-se em autores como Vasconcellos (2000), Menegolla e Sant’Anna (2001) e Garcia (1984), que concebem o planejamento como um processo dinâmico e intencional, indispensável à prática pedagógica. Além disso, são considerados os marcos normativos da Educação Especial no Brasil, que reforçam a necessidade de um planejamento estruturado para garantir uma aprendizagem equitativa e significativa. Nessa conjuntura, o PEI emerge como uma ferramenta fundamental para personalizar o ensino e atender às singularidades dos alunos. No entanto, sua implementação enfrenta desafios, como a necessidade de formação docente específica e as adequações curriculares que ocorrem frequentemente. Assim, este estudo busca contribuir para a compreensão do planejamento como um elemento central da docência e refletir sobre suas implicações para a Educação Especial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6610_TB709_18102025214825.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA REJANE ALVES DE GÓIS" "autor_nome_curto" => "REJANE" "autor_email" => "claudiarejane7976@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125097 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 709 "inscrito_id" => 6610 "titulo" => "O PLANEJAMENTO COMO AÇÃO DELIBERADA DO ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES SOBRE O PEI" "resumo" => "O planejamento educacional é uma prática essencial na organização e direcionamento dos processos de ensino e aprendizagem. Na Educação Especial, esse planejamento assume um papel estratégico no sentido de possibilitar a adaptação curricular e promover a equidade no ensino. Entre os principais instrumentos que viabilizam essa adequação, o Plano Educacional Individualizado (PEI) orienta essa proposta de ensino personalizado favorecendo a inclusão de estudantes que são público-alvo da Educação Especial e estão matriculados no ensino regular. A partir desse entendimento, este trabalho traz a seguinte questão problema: como o planejamento contribui para a construção de estratégias pedagógicas e para a organização do ensino na Educação Especial, considerando a implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI)? A fim de atender a esse questionamento, este estudo apresenta como objetivo geral: discutir, com base em uma revisão bibliográfica, a importância do planejamento para a construção de estratégias e para a organização do ensino na Educação Especial. A presente pesquisa é de caráter qualitativo e bibliográfico e fundamenta-se em autores como Vasconcellos (2000), Menegolla e Sant’Anna (2001) e Garcia (1984), que concebem o planejamento como um processo dinâmico e intencional, indispensável à prática pedagógica. Além disso, são considerados os marcos normativos da Educação Especial no Brasil, que reforçam a necessidade de um planejamento estruturado para garantir uma aprendizagem equitativa e significativa. Nessa conjuntura, o PEI emerge como uma ferramenta fundamental para personalizar o ensino e atender às singularidades dos alunos. No entanto, sua implementação enfrenta desafios, como a necessidade de formação docente específica e as adequações curriculares que ocorrem frequentemente. Assim, este estudo busca contribuir para a compreensão do planejamento como um elemento central da docência e refletir sobre suas implicações para a Educação Especial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6610_TB709_18102025214825.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA REJANE ALVES DE GÓIS" "autor_nome_curto" => "REJANE" "autor_email" => "claudiarejane7976@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }