ENSINO DE MATEMÁTICA E METODOLOGIAS ATIVAS: IMPRESSÕES DOS ATORES ESCOLARES DE JACARAÚ – PB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125123 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 769 "inscrito_id" => 766 "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA E METODOLOGIAS ATIVAS: IMPRESSÕES DOS ATORES ESCOLARES DE JACARAÚ – PB" "resumo" => "O artigo tem por objetivo comunicar uma investigação acerca da percepção de professores, estudantes e gestores escolares sobre o uso de Metodologias Ativas no ensino de Matemática em Jacaraú – Paraíba. Fundamentado em autores como Paiva, Parente e Brandão (2017), Diesel et al. (2017) e Mota e Da Rosa (2018), o trabalho adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando estudo de caso e revisão bibliográfica. A pesquisa foi realizada em três escolas da região, envolvendo aplicação de questionários e a execução de um ensaio pedagógico. Os resultados indicam que as Metodologias Ativas são gradativamente incorporadas às práticas docentes, embora ainda enfrentem desafios de implementação. As percepções dos atores escolares divergem entre si. Os estudantes demonstraram entusiasmo pela abordagem, mas também insegurança quanto à sua efetividade na preparação para exames seletivos. O ensaio pedagógico promoveu maior engajamento entre os alunos. O estudo contribui para a comunicação científica ao disponibilizar dados que podem ser replicados por educadores interessados na inovação didática. Os achados da pesquisa foram divulgados na comunidade científica e publicados no portal Capes, o que contribuiu para amadurecer o debate sobre a aplicabilidade das Metodologias Ativas no ensino de Matemática e ampliar a discussão sobre práticas pedagógicas inovadoras no cenário educacional brasileiro, a partir da análise da realidade do interior da Paraíba, na região Nordeste." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID766_TB769_14102025185931.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA MASCENA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "mascenaanapaula23@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125123 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 769 "inscrito_id" => 766 "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA E METODOLOGIAS ATIVAS: IMPRESSÕES DOS ATORES ESCOLARES DE JACARAÚ – PB" "resumo" => "O artigo tem por objetivo comunicar uma investigação acerca da percepção de professores, estudantes e gestores escolares sobre o uso de Metodologias Ativas no ensino de Matemática em Jacaraú – Paraíba. Fundamentado em autores como Paiva, Parente e Brandão (2017), Diesel et al. (2017) e Mota e Da Rosa (2018), o trabalho adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando estudo de caso e revisão bibliográfica. A pesquisa foi realizada em três escolas da região, envolvendo aplicação de questionários e a execução de um ensaio pedagógico. Os resultados indicam que as Metodologias Ativas são gradativamente incorporadas às práticas docentes, embora ainda enfrentem desafios de implementação. As percepções dos atores escolares divergem entre si. Os estudantes demonstraram entusiasmo pela abordagem, mas também insegurança quanto à sua efetividade na preparação para exames seletivos. O ensaio pedagógico promoveu maior engajamento entre os alunos. O estudo contribui para a comunicação científica ao disponibilizar dados que podem ser replicados por educadores interessados na inovação didática. Os achados da pesquisa foram divulgados na comunidade científica e publicados no portal Capes, o que contribuiu para amadurecer o debate sobre a aplicabilidade das Metodologias Ativas no ensino de Matemática e ampliar a discussão sobre práticas pedagógicas inovadoras no cenário educacional brasileiro, a partir da análise da realidade do interior da Paraíba, na região Nordeste." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID766_TB769_14102025185931.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA MASCENA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "mascenaanapaula23@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }