Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126423
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3470
    "inscrito_id" => 9577
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta o relato de experiência de momento de formação continuada realizado com professores de matemática do ensino fundamental no município de Petrolina / PE, com foco no uso de materiais manipulativos no processo de Ensino e aprendizagem de Matemática. O objetivo principal foi oportunizar e incentivar os professores na realização de reflexões sobre os conhecimentos matemáticos e pedagógicos necessários para a utilização de materiais manipulativos, visando contribuir para o ensino mais significativo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, conforme Bogdan e Biklen (2010), para analisar as percepções e práticas dos professores. O referencial teório discute a formação continuada de professores, com base nos estudos de Taddif e Lee Shumam, além de discutir o uso de materiais manipulativos a partir da perspectiva do laboratório de ensino de matemática, fundamentado nos estudos de Lorenzato, Kalef e Eugênio. A pesquisa foi conduzida por meio da aplicação de questionários e revisões bibliográficas, as quais forneceram dados para estruturação da proposta de formação continuada para os professores que ensinam matemática na rede municipal de Petrolina/PE. A experiência evidenciou a necessidade de ofertar aos professores formação continuada que supere a oferta de vivências de situações didática utilizando materiais manipulativos, ou seja, que oportunize o conhecimento e utilização desses recursos de maneira reflexiva e com intencionalidades bem definidas em suas práticas pedagógicas. Acredita-se que o relato desta experiência e a proposta de formação continuada apresentada servirão como suporte para formadores de professores, oferecendo referências e sugestões práticas que orientem a elaboração de propostas de formação continuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9577_TB3470_30102025201936.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUMAIA ALMEIDA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "SUMAIA"
    "autor_email" => "sumaiaramos.math@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126423
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3470
    "inscrito_id" => 9577
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta o relato de experiência de momento de formação continuada realizado com professores de matemática do ensino fundamental no município de Petrolina / PE, com foco no uso de materiais manipulativos no processo de Ensino e aprendizagem de Matemática. O objetivo principal foi oportunizar e incentivar os professores na realização de reflexões sobre os conhecimentos matemáticos e pedagógicos necessários para a utilização de materiais manipulativos, visando contribuir para o ensino mais significativo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, conforme Bogdan e Biklen (2010), para analisar as percepções e práticas dos professores. O referencial teório discute a formação continuada de professores, com base nos estudos de Taddif e Lee Shumam, além de discutir o uso de materiais manipulativos a partir da perspectiva do laboratório de ensino de matemática, fundamentado nos estudos de Lorenzato, Kalef e Eugênio. A pesquisa foi conduzida por meio da aplicação de questionários e revisões bibliográficas, as quais forneceram dados para estruturação da proposta de formação continuada para os professores que ensinam matemática na rede municipal de Petrolina/PE. A experiência evidenciou a necessidade de ofertar aos professores formação continuada que supere a oferta de vivências de situações didática utilizando materiais manipulativos, ou seja, que oportunize o conhecimento e utilização desses recursos de maneira reflexiva e com intencionalidades bem definidas em suas práticas pedagógicas. Acredita-se que o relato desta experiência e a proposta de formação continuada apresentada servirão como suporte para formadores de professores, oferecendo referências e sugestões práticas que orientem a elaboração de propostas de formação continuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9577_TB3470_30102025201936.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUMAIA ALMEIDA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "SUMAIA"
    "autor_email" => "sumaiaramos.math@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência de momento de formação continuada realizado com professores de matemática do ensino fundamental no município de Petrolina / PE, com foco no uso de materiais manipulativos no processo de Ensino e aprendizagem de Matemática. O objetivo principal foi oportunizar e incentivar os professores na realização de reflexões sobre os conhecimentos matemáticos e pedagógicos necessários para a utilização de materiais manipulativos, visando contribuir para o ensino mais significativo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, conforme Bogdan e Biklen (2010), para analisar as percepções e práticas dos professores. O referencial teório discute a formação continuada de professores, com base nos estudos de Taddif e Lee Shumam, além de discutir o uso de materiais manipulativos a partir da perspectiva do laboratório de ensino de matemática, fundamentado nos estudos de Lorenzato, Kalef e Eugênio. A pesquisa foi conduzida por meio da aplicação de questionários e revisões bibliográficas, as quais forneceram dados para estruturação da proposta de formação continuada para os professores que ensinam matemática na rede municipal de Petrolina/PE. A experiência evidenciou a necessidade de ofertar aos professores formação continuada que supere a oferta de vivências de situações didática utilizando materiais manipulativos, ou seja, que oportunize o conhecimento e utilização desses recursos de maneira reflexiva e com intencionalidades bem definidas em suas práticas pedagógicas. Acredita-se que o relato desta experiência e a proposta de formação continuada apresentada servirão como suporte para formadores de professores, oferecendo referências e sugestões práticas que orientem a elaboração de propostas de formação continuada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.