ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DA ADIÇÃO DE FRAÇÕES POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO DESENVOLVEREM JOGOS AUTORAIS DIGITAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125141 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 807 "inscrito_id" => 7398 "titulo" => "ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DA ADIÇÃO DE FRAÇÕES POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO DESENVOLVEREM JOGOS AUTORAIS DIGITAIS" "resumo" => "Estudantes da Educação Básica apresentam dificuldade em realizar adição de frações devido a uma compreensão errônea sobre os procedimentos matemáticos utilizados, sejam frações com denominadores iguais ou diferentes. O objetivo é analisar a aprendizagem de estudantes da Educação Básica sobre a adição de frações ao desenvolverem jogos autorais digitais na plataforma Wordwall. Utiliza-se como base teórica os pressupostos da Tecnodocência, evidenciando-se a construção do conhecimento a partir de desafios lançados pelo professor para que os estudantes desenvolvam a criatividade e a criticidade por meio de ações protagonistas e autônomas (Lima; Loureiro, 2019). A partir dessa perspectiva, os estudantes superam as dificuldades e aprofundam os conhecimentos matemáticos fazendo uso das cinco etapas de construção de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADE): criação, planejamento, execução, reflexão e avaliação. A pesquisa é qualitativa, com base no Design Based Research (DBR) diante das etapas: Focar, Compreender, Conceber, Aplicar, Avaliar e Redesenhar (Guisasola et al., 2017). A aplicação ocorre com 40 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de escola pública em Fortaleza/CE. A análise de dados se pauta em uma adaptação da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2006) com a utilização de duas categorias a priori: acertos e erros e uma classificação da aprendizagem em superação, retrocesso, estagnação e finalização, a partir da comparação dos resultados obtidos com a aplicação dos Questionários Inicial (QI) e Final (QF). Constatou-se que os estudantes, ao desenvolverem jogos autorais digitais sobre fração, superaram mais as dificuldades na compreensão de utilização do algoritmo da adição de frações com denominadores iguais do que com denominadores diferentes, alcançando acertos procedimentais relevantes. No entanto, mantiveram, na adição de frações com denominadores diferentes, erros procedimentais corriqueiros como o emprego inadequado da equivalência de frações. Pretende-se rever a proposta e dar continuidade à investigação em outros contextos que permitam uma generalização dos dados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7398_TB807_20102025194943.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENILSON RIVELINO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Rivelino" "autor_email" => "rivelinoandrade125@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125141 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 807 "inscrito_id" => 7398 "titulo" => "ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DA ADIÇÃO DE FRAÇÕES POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO DESENVOLVEREM JOGOS AUTORAIS DIGITAIS" "resumo" => "Estudantes da Educação Básica apresentam dificuldade em realizar adição de frações devido a uma compreensão errônea sobre os procedimentos matemáticos utilizados, sejam frações com denominadores iguais ou diferentes. O objetivo é analisar a aprendizagem de estudantes da Educação Básica sobre a adição de frações ao desenvolverem jogos autorais digitais na plataforma Wordwall. Utiliza-se como base teórica os pressupostos da Tecnodocência, evidenciando-se a construção do conhecimento a partir de desafios lançados pelo professor para que os estudantes desenvolvam a criatividade e a criticidade por meio de ações protagonistas e autônomas (Lima; Loureiro, 2019). A partir dessa perspectiva, os estudantes superam as dificuldades e aprofundam os conhecimentos matemáticos fazendo uso das cinco etapas de construção de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADE): criação, planejamento, execução, reflexão e avaliação. A pesquisa é qualitativa, com base no Design Based Research (DBR) diante das etapas: Focar, Compreender, Conceber, Aplicar, Avaliar e Redesenhar (Guisasola et al., 2017). A aplicação ocorre com 40 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de escola pública em Fortaleza/CE. A análise de dados se pauta em uma adaptação da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2006) com a utilização de duas categorias a priori: acertos e erros e uma classificação da aprendizagem em superação, retrocesso, estagnação e finalização, a partir da comparação dos resultados obtidos com a aplicação dos Questionários Inicial (QI) e Final (QF). Constatou-se que os estudantes, ao desenvolverem jogos autorais digitais sobre fração, superaram mais as dificuldades na compreensão de utilização do algoritmo da adição de frações com denominadores iguais do que com denominadores diferentes, alcançando acertos procedimentais relevantes. No entanto, mantiveram, na adição de frações com denominadores diferentes, erros procedimentais corriqueiros como o emprego inadequado da equivalência de frações. Pretende-se rever a proposta e dar continuidade à investigação em outros contextos que permitam uma generalização dos dados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7398_TB807_20102025194943.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENILSON RIVELINO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Rivelino" "autor_email" => "rivelinoandrade125@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }