Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE O PRETENSO DISCURSO DA FORMAÇÃO INTEGRAL E A FATAL REALIDADE EXPRESSA: O (NÃO) LUGAR DA PSICOMOTRICIDADE NA BNCC

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Embora não haja consenso sobre o conceito de Psicomotricidade, ela pode ser caracterizada como uma ciência e um modo de (re)pensar a práxis docente, considerando a indissociabilidade entre corpo, movimento, mente e afeto no desenvolvimento dos sujeitos, na relação com o outro e o meio. Nessa perspectiva, o trinômio corpos-mentes-afetos é entendido como espaço e instrumento de aprendizagem. Em vista do exposto, este trabalho objetivou analisar a adequação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - a política educacional/curricular vigente - a essa concepção de formação. Para tanto, fez-se uma análise quali-quantitativa no documento, em busca de identificar (ou não) os conceitos Psicomotricidade, Motricidade e Movimento em todas as etapas da Educação Básica, tendo como embasamento teórico para análise autores como André Lapierre, Gislene Oliveira, Jean Le Boulch, João Batista Freire e Vitor da Fonseca. Os resultados indicam que apenas Movimento aparece na BNCC, com 140 entradas, concentradas na Educação Infantil e na Educação Física. Na Educação Infantil se observa, implicitamente, a ideia de Psicomotricidade ali presente, ainda que ela não se sustente em toda essa etapa. Na Educação Física, por sua vez, há um rompimento frequente com a concepção de corpo enquanto espaço relacional de ensino e aprendizagem, priorizando uma visão funcional do movimento. Assim, constata-se que a BNCC expressa traços da Psicomotricidade Relacional na Educação Infantil; porém, nas demais etapas, o enfoque está em sua abordagem funcional, isto é, focada no desenvolvimento de habilidades (psico)motoras, não se preocupando muito com as relações/interações. Conclui-se que a perspectiva de formação integral apontada pela BNCC não se sustenta, haja vista a ausência de aprofundamento da Psicomotricidade em seu interior. Para garantir uma formação realmente integral, é essencial incorporar o trinômio corpos-mentes-afetos em todas as etapas da Educação Básica, indo além (mas não aquém) dos conteúdos a serem trabalhados.

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