DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: PERCEPÇÕES DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA (PB)
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A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, utilizou questionários aplicados a 26 professores do ensino fundamental II, com o objetivo de analisar suas experiências, práticas e necessidades em relação à inclusão escolar. Os dados revelam que a maioria dos professores entende a inclusão como garantia de acesso à escola e adaptação do ensino, mas apenas metade considera que a inclusão é trabalhada "em parte" nas escolas. Os principais desafios apontados incluem falta de formação específica, turmas numerosas, escassez de recursos pedagógicos e infraestrutura inadequada. Apesar disso, a maioria dos professores utiliza estratégias inclusivas, como adaptação de atividades e uso de recursos audiovisuais, mas sente falta de suporte e materiais adequados. Quanto à formação continuada, 100% dos participantes afirmam sentir falta de formações específicas, destacando a necessidade de estratégias práticas para sala de aula e gestão de turmas heterogêneas. O referencial teórico baseia-se em autores como Mantoan, que aborda a inclusão como transformação das práticas escolares; Mittler, que enfatiza a remoção de barreiras à aprendizagem; e Tardif, que discute a formação docente como eixo central para a efetivação de práticas inclusivas. Conclui-se que, embora haja esforços individuais dos professores, a efetivação da inclusão escolar depende de políticas públicas que garantam formação continuada, redução do número de alunos por turma e disponibilização de recursos materiais e humanos especializados." 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