Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA EM CARAÚBAS/RN

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação docente na perspectiva inclusiva visa preparar o professor para uma sala de aula que reconheça e responda à diversidade de alunos que chegam à escola. A educação inclusiva, por sua vez, tem como objetivo assegurar que todos os alunos com características individuais e necessidades, em qualquer nível de suporte e na mesma escola comum, possam aprender juntos. Sendo assim, o presente estudo busca analisar como a formação docente contribui para a construção de uma escola inclusiva em Caraúbas, identificando as práticas adotadas para atender à diversidade na sala de aula, como também os desafios enfrentados e possibilidades. Dessa forma, nossa pesquisa tem como aporte teórico Libâneo ao discutir sobre a necessidade de metodologias para atender às necessidades dos alunos e Nóvoa, que discute sobre a formação contínua e a identidade profissional do professor. Além disso, nos apoiamos em Freire ao argumentar sobre a educação dialógica. Assim, nossa pesquisa é qualitativa e de campo, com análise do contexto escolar a partir de entrevistas semiestruturadas com docentes de uma escola pública de Caraúbas, Rio Grande do Norte, Brasil. Os resultados da presente pesquisa apontam, que mesmo com todo o compromisso e esforço dos professores, existem diversos desafios, como a necessidade de capacitação contínua e a escassez de recursos adaptados. Apesar disso, alternativas como o compartilhamento de experiências e o apoio institucional são apontadas como possibilidades eficientes para superar essas dificuldades. Portanto, conclui-se que a formação docente na perspectiva inclusiva necessita ser articulada com a realidade local, para que assim, tenha um ensino equitativo para todas as pessoas.

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