FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS ATUANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125491 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1472 "inscrito_id" => 7738 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS ATUANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A temática que envolve a formação continuada de professores, tem ganhado destaque nas pesquisas educacionais na atualidade, isso porque se trata de um tema de grande relevância para a educação e compõe a profissionalidade docente, a partir do seu profissionalismo e da sua profissionalização. Dessa forma, este presente trabalho tem por objetivo dialogar com os resultados alcançados no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado como “Formação Continuada de Professores da Educação Infantil na Atualidade: uma ação fundamental para o profissionalismo docente”, a fim de considerar as concepções designadas para este tipo de formação docente. Para alcançar tal objetivo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, tendo como fonte os autores: Nóvoa (1995); Libâneo (1998); Candau (1999); Marin (2000) e Ferreira (2003); a pesquisa de campo, através de questionário, e a análise de dados, através do método de Bardin (1977). A partir de uma revisão bibliográfica e de um estudo de caso, buscou-se compreender as concepções e as práticas relacionadas a esse tipo de formação. A pesquisa aprofunda a discussão sobre a importância da formação continuada para o desenvolvimento profissional docente, tendo como foco a etapa da Educação Infantil. Os resultados indicam que a formação continuada é fundamental para o aprimoramento das práticas pedagógicas, o desenvolvimento de competências e a atualização dos conhecimentos dos professores. Além disso, a pesquisa destaca a necessidade de uma formação continuada que seja contextualizada, colaborativa e que promova a reflexão crítica sobre a prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7738_TB1472_30102025132804.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE MARIA FRANCHINI" "autor_nome_curto" => "ALICE" "autor_email" => "alicefranchini150@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125491 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1472 "inscrito_id" => 7738 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS ATUANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A temática que envolve a formação continuada de professores, tem ganhado destaque nas pesquisas educacionais na atualidade, isso porque se trata de um tema de grande relevância para a educação e compõe a profissionalidade docente, a partir do seu profissionalismo e da sua profissionalização. Dessa forma, este presente trabalho tem por objetivo dialogar com os resultados alcançados no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado como “Formação Continuada de Professores da Educação Infantil na Atualidade: uma ação fundamental para o profissionalismo docente”, a fim de considerar as concepções designadas para este tipo de formação docente. Para alcançar tal objetivo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, tendo como fonte os autores: Nóvoa (1995); Libâneo (1998); Candau (1999); Marin (2000) e Ferreira (2003); a pesquisa de campo, através de questionário, e a análise de dados, através do método de Bardin (1977). A partir de uma revisão bibliográfica e de um estudo de caso, buscou-se compreender as concepções e as práticas relacionadas a esse tipo de formação. A pesquisa aprofunda a discussão sobre a importância da formação continuada para o desenvolvimento profissional docente, tendo como foco a etapa da Educação Infantil. Os resultados indicam que a formação continuada é fundamental para o aprimoramento das práticas pedagógicas, o desenvolvimento de competências e a atualização dos conhecimentos dos professores. Além disso, a pesquisa destaca a necessidade de uma formação continuada que seja contextualizada, colaborativa e que promova a reflexão crítica sobre a prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7738_TB1472_30102025132804.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE MARIA FRANCHINI" "autor_nome_curto" => "ALICE" "autor_email" => "alicefranchini150@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }